Enem será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro em todo o país. Em Maceió e Arapiraca, aulão gratuito será oferecido para alunos da rede pública nesse sábado e domingo. Professor de história Cláudio Lopes
Reprodução/TV Gazeta
O AL1 dá continuidade à série de entrevistas com professores sobre os assuntos abordados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta sexta-feira (27), o professor Cláudio Lopes apontou alguns temas que devem cair na prova de história.
O Enem acontece nos dias 5 e 12 de novembro em todo o país. Os cartões com os locais já foram disponibilizados (clique aqui para saber como consultar). Confira abaixo as dicas!
Poder interpretativo
“É importante saber interpretar a prova, saber valorizar as imagens, as referências, o texto. O Enem quer que você compreenda o que está sendo escrito e o que está sendo colocado como imagem. A prova vai te dar a resposta de diversas maneiras”.
Passado e presente fazendo história
“Três coisas mudam o mundo: a guerra, a pandemia e a evolução. O presente faz lembrar o passado. Por exemplo, a guerra entre Ucrânia e Rússia nos faz lembrar a II Guerra Mundial e a Guerra Fria. Estamos completando 90 anos do New Deal, o mecanismo que foi feito para salvar os Estados Unidos da Crise de 1929. O presente e o passado precisam ser associados”.
Relação entre os temas
“Teve agora o embate de Israel e Palestina, mas esse assunto não vai cair na prova. Mas isso remete a Guerra do Iraque, então é bom fazer relação para ter mais estudo sobre o assunto. O imperialismo norte-americano e europeu lembra a Guerra no Iraque, fazer essa associação é importante”.
Brasil em foco
“A minha grande aposta é o Brasil. Temos um Ministério dos Povos Indígenas e a questão indígena está sempre muito em alta. Desde 1500 que eles sofrem com as invasões e temos o marco temporal como debate. Então os indígenas podem aparecer no Brasil Colônia ou no Brasil atual”.
“Outro ponto é o Brasil Império, o Segundo Reinado sempre cai na prova e remete ao café como setor econômico, as leis de abolição e a Era Mauá. A Era Vargas também cai todos os anos. Esse ano está fazendo 80 anos da CLT, das leis trabalhistas”.
LEIA TAMBÉM
Veja as dicas de filosofia e sociologia com o professor Deividy Carlos
Veja as dicas de linguagens com o professor Ayrton Farias
Veja as dicas para fazer uma boa redação com o professor Luiz André Medeiros
Veja as dicas de geografia com o professor Carlos Cavalcanti
Aulão Solidário acontece em Maceió e Arapiraca
Alunos da rede pública vão poder assistir a aulão gratuito
Marcel Cordeiro
Alunos da rede pública de ensino vão ter direito ao aulão. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até esta sexta-feira (27), diretamente na escola em que cada aluno estuda.
Na capital, o evento será realizado no Ginásio Lauthenay Perdigão. Já em Arapiraca, no HD Hall. O horário é o mesmo nas duas cidades, das 8h às 12h. A ação é uma iniciativa da Organização Arnon de Mello (OAM).
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Confira outras notícias da região no g1 AL