Consultas de rotina, vacina e Papanicolau são boas estratégias contra o avanço da doença Oncologista enfatiza a necessidade do tratamento correto quando o HPV é diagnosticado.
Oncoclínica Alagoas
Apesar de o HPV (papilomavírus humano) ser a infecção sexualmente transmissível mais comum que existe, receber o diagnóstico sempre assusta e junto a ele iniciam várias especulações sobre o contágio. A médica oncologista Patrícia Amorim reforça que as consultas de rotina, a vacina, o papanicolau e o uso de preservativos são as melhores estratégias contra a doença.
“No lugar de acusações sobre como houve a contaminação, o melhor é focar no acompanhamento correto quando há a detecção. Ter o HPV não significa que o portador terá câncer. Mas, é preciso investigar o tipo e iniciar o tratamento adequado o quanto antes. De acordo com a OMS [Organização Mundial da Saúde], entre 70% e 80% dos indivíduos com vida sexual ativa já entraram em contato com o papilomavírus humano”, esclareceu a oncologista.
Relação sexual sem preservativo é a principal forma de disseminação da doença.
Ilustração
Quando se faz um diagnóstico de HPV, o especialista considera que o casal é portador do vírus, mesmo que não haja a manifestação clínica ou um diagnóstico por métodos não biológicos. A transmissão se dá por sexo vaginal, anal ou oral; e o exame preventivo papanicolau é a principal forma de identificar lesões pré-cancerígenas causadas pelo HPV no colo do útero.
“Esse exame ginecológico é preconizado para todas as mulheres que têm ou já tiveram vida sexual, em especial aquelas entre 25 e 59 anos. Ele está disponível pelo SUS [Sistema Único de Saúde], tão quanto a vacina contra o HPV para meninas e meninos de 9 a 14 anos. A vacina diminui o risco de recorrência de lesões pré-cancerígenas e cancerígenas e complementa a imunidade gerada pela infecção, que não dura para sempre”, enfatizou a especialista.
A Oncoclínica Alagoas é pioneira no tratamento do câncer no Estado. Ela está localizada na rua José Freire Moura, nº 45, bairro de Ponta Verde. A sua equipe conta com médicos oncologistas, cirurgiões, dermatologistas, hematologistas e reumatologista; além de psicóloga e nutricionista. Mais informações podem ser dadas pelo contato telefônico (82) 3231-5754.
Oncoclínica Alagoas é pioneira no tratamento do câncer, com especialistas para diversos tipos.
Oncoclínica Alagoas
Dra. Patrícia de Araújo Amorim – CRM 2710 | RQE 1109
Contágio do HPV pode ser evitado com uso de preservativos na relação sexual
Bookmark the permalink.