AGU vai enviar equipe a Maceió para avaliar possibilidade de repactuação de acordos com a Braskem


Segundo a AGU, objetivo é ampliar reparações aos atingidos pela exploração do sal-gema realizada pela Braskem. Governo de Alagoas, Paulo Dantas, em reunião na sede da AGU, em Brasília
Ascom/AGU
Uma equipe da Advocacia-Geral da União (AGU) virá a Maceió para discutir com representantes dos poderes estaduais e instituições competentes a possibilidade de repactuação dos acordos firmados com a Braskem. O anúncio foi feito pela AGU nesta terça-feira (5) durante reunião do advogado-geral da União, Jorge Messias, com o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB).
Paulo Dantas apresentou ao governo federal uma série de pedidos para enfrentar a crise social e ambiental gerada pelo risco de colapso de uma mina que a Braskem mantinha para exploração de sal-gema em Maceió.
A previsão é de que as reuniões entre a equipe da AGU e os representantes dos órgãos locais comecem na próxima semana, segundo a AGU. As negociações sobre os contratos têm o objetivo de ampliar as medidas reparatórias socioambientais já definidas, devido ao agravamento da situação geológica nas áreas afetadas pela exploração do sal-gema.
Um dos pedidos feito pelo governador foi a criação de uma mesa de acompanhamento, coordenada pela AGU, para garantir o pagamento pela Braskem de indenização justa às vítimas
Durante a reunião, o advogado-geral manifestou preocupação com possíveis danos à União em razão da existência de terrenos de marinha e, principalmente, com o agravamento da situação da população atingida.
De acordo com a AGU, já há um procedimento instaurado para apuração dos fatos no âmbito da PGU, com o objetivo de avaliar o interesse da União e delimitar os danos a serem ressarcidos.

Bookmark the permalink.