Luis Otávio Alvares é eleito o melhor sommelier do Brasil 2023 na grande final do concurso em Maceió


Concurso Brasileiro de Sommeliers reuniu amantes de vinho, especialistas e competidores no Hotel Ritz, em Maceió Luis Otávio Alvares Cruz (ABS-CE) é eleito o melhor sommelier do Brasil 2023
Wagner Santana
Luis Otávio Alvares Cruz (ABS-CE) conquistou o título de melhor sommelier do Brasil 223, no concurso que aconteceu neste sábado (25) no hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió. Além dele, outros dois finalistas, um de São Paulo e outro do Rio de Janeiro, disputaram o título.
O sommelier é o profissional responsável pelas bebidas, como o vinho, no estabelecimento, que pode ser um restaurante, bar ou um comércio, loja ou importadora de bebidas.
O g1 conversou com Luis Otávio após a conquista. Ele contou que essa foi a quarta final consecutiva e considerou a mais difícil em termos técnicos.
“Os vinhos degustados eram bem específicos e pouco comuns. Ter que fazer 2 drinks na mesa de serviço de espumante também dificultou muito a gestão do tempo de prova, conhecer pratos regionais de Alagoas também exigia estudo prévio da gastronomia local. Os candidatos eram de alto nível, todos sommeliers experientes”, disse o vencedor.
Luis Otávio é sommelier profissional há 9 anos
Wagner Santana/Ascom
Nas etapas classificatórias, sommeliers de todas as regiões do país mostraram suas habilidades e conhecimento do universo do vinho em uma prova teórica. Os três candidatos com melhoras notas em nível nacional fizeram a prova prática de degustação e serviço, a batalha de sabores.
“Claro que é um título que poucos podem ostentar e é um diferencial para o sommelier que vence um campeonato tão importante como esse, ganha muita visibilidade do mercado”, disse ele.
LEIA TAMBÉM:
Entenda se todo vinho envelhece bem e por quantos anos pode ficar no barril
No último campeonato que participou, Luis conquistou a segunda colocação. Por isso, vencer o concurso em Maceió se transformou em uma meta para ele. Teve como preparo o concurso mundial de Sommeliers em Paris, o que fez elevar seu nível de conhecimento, além dos estudos e da dedicação.
“O Bootcamp da Associação Internacional de Sommeliers em Quito no Equador que ocorreu em outubro também me deu mais confiança e ferramentas para essa vitória. Fora isso, o meu treinamento é diário”, contou o sommelier que trabalha atualmente em um restaurante em São Paulo onde desenvolve técnicas de serviço atendendo os mais exigentes clientes. “Todo tipo de situação à mesa é um treino para o sommelier”.
Luís trabalha com vinhos há 9 anos. Formou-se sommelier profissional em 2018 e desde então participa dos concursos nacionais. “Comecei a trabalhar em um bistrô em Santos, chamado Petit Verdot, e lá despertou a paixão em serviço e claro, nos vinhos. Comecei ajudando na cozinha, depois fui para o salão e de lá não sai mais, acho que a alma da profissão do sommelier é o serviço”.
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.