Recomendação é que fenômeno não seja visto a olho nu. Para ajudar o público a ver o evento astronômico, o CEAAL oferecerá observação telescópica gratuita neste sábado. A lua passa entre o sol e a terra durante eclipse solar anular, formando uma espécie de “anel de fogo” brilhante no céu
REUTERS/Tim Chong
Um evento astronômico poderá ser observado no céu de Maceió neste sábado (14), só que não a olho nu. O eclipse solar anular, o “anel de fogo”, poderá ser visto a partir das 15h32 através de observação telescópica.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O eclipse atingirá seu auge às 16h28 e deve durar até as 17h17. Não se deve olhar diretamente para o sol por risco de danos irreversíveis à retina (veja orientações mais abaixo). O último eclipse solar anular aconteceu em junho de 2021, mas não pôde ser visto do Brasil.
O Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (Ceaal) e o Instituto de Física (IF) da Ufal vão oferecer a observação telescópica gratuita no Mirante de Santa Terezinha, no Farol. O eclipse solar anular também vai ser transmitido pelo Observatório Nacional através deste link.
Maceió é uma das capitais onde o fenômeno vai ser mais visível – com 82,50% da cobertura do sol. Em Alagoas, outras cidades também terá uma boa visibilidade do eclipse, como Mata Grande (90%), Santana do Ipanema (89,3%) e Delmiro Gouveia (89,2%).
É preciso usar equipamentos apropriados para observar eclipse solar
MCTI/Divulgação
Eclipse solar não deve ser visto a olho nu
O fenômeno é impressionante e desperta a curiosidade, mas nunca se deve olhar diretamente para o sol durante um eclipse, mesmo com uso de películas de raios-x, óculos escuros ou outros materiais caseiros.
Segundo o Centro de Estudos Astrônomicos de Alagoas, é recomendado o uso de filtros adequados para a observação, sendo o filtro de soldador número 14 ou superior (ISO 12312-2) a opção mais segura.
“Muita gente vai querer apontar o celular para tirar foto diretamente do sol, sem filtros, e isso é muito perigoso, tanto porque pode afetar permanentemente a visão, já que a pessoa que mira o celular acaba, eventualmente, tendo que olhar diretamente para o sol, quanto porque pode danificar o sensor da câmera”, ressalta Elton Malta, professor do Instituto de Física da Ufal.
Veja lista de orientações:
Nunca use chapas de raio-x (mesmo várias chapas unidas);
Não use filmes fotográficos;
Não use vidro esfumaçado;
Não use óculos de sol comum (mesmo vários sobrepostos);
Não use filtro de soldador abaixo do nº 14;
Não utilize celulares sem proteção para tirar fotos do sol.
O que é um eclipse?
Veja mais notícias da região no g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL
Entenda os diferentes tipos de eclipse assistindo ao vídeo abaixo:
Eclipse solar anular poderá ser observado em Maceió neste sábado; veja como
Bookmark the permalink.