Vítimas das chuvas em AL poderão sacar até R$ 6.220 do FGTS; saiba como solicitar


Estado declarou situação de emergência em 32 municípios por causa dos estragos causados pelo temporal dos últimos dias. Várias casas foram inundadas pelas chuvas em Matriz de Camaragibe, Alagoas
Reprodução/TV Gazeta
Quem mora em áreas que foram afetadas pelas fortes chuvas que atingiram Alagoas nos últimos dias vai poder solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade, no valor máximo de R$ 6.220.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O estado declarou situação de emergência em 32 municípios por causa dos estragos causados pela chuva. O número de pessoas que tiveram que deixar as suas casas chegou a 25 mil na fase mais crítica, mas caiu para 6.880 nesta quarta-feira (12).
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os valores serão disponibilizados para saque após decretos municipais declarando o estado de calamidade e reconhecimento do Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio de portaria ministerial.
Após a definição, quem teve sua residência afetada poderá realizar o saque do FGTS de forma digital, sem necessidade de ir a uma agência, por meio do aplicativo FGTS, pela opção Saque Digital, sem precisar ir até uma agência da Caixa.
É necessário possuir saldo positivo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses.
Como fazer a solicitação do FGTS
Não é necessário comparecer a uma agência para dar entrada na solicitação. Ela pode ser feita pelo celular, no aplicativo FGTS, que está disponível para download gratuito nas plataformas digitais (para Android e IOS).
Após o download do app FGTS e com informações de cadastro inseridas, vá na opção “Meus saques” e selecione “Outras situações de saque”. Clique em “Calamidade pública” — e informe o município.
Depois disso, selecione no aplicativo a opção para receber o valor, entre “Crédito em conta bancária de qualquer instituição” ou “Sacar presencialmente”;
Encaminhe os seguintes documentos: foto de documento de identidade (também são aceitos carteira de habilitação ou passaporte) e comprovante de residência (conta de luz, água ou outro documento recebido via correio) em nome do trabalhador emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade. Caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro (a), é necessário ainda enviar Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável;
Envie a solicitação. O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.
Veja a lista das cidades onde o saque FGTS calamidade será liberado:
Atalaia
Barra de Santo Antônio
Barra de São Miguel
Branquinha
Capela
Cajueiro
Colônia Leopoldina
Coqueiro Seco
Flexeiras
Ibateguara
Jacuípe
Joaquim Gomes
Maceió
Maragogi
Marechal Deodoro
Matriz de Camaragibe
Murici
Passo de Camaragibe
Paulo Jacinto
Paripueira
Penedo
Pilar
Quebrangulo
Rio Largo
Satuba
São José da Laje
Santana do Mundaú
São Luís do Quitunde
São Miguel dos Campos
São Miguel dos Milagres
União dos Palmares
Viçosa
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.