Demolições em bairros de Maceió afetados pelo afundamento do solo são tema de audiência pública


Público poderá participar presencialmente ou online. Braskem, responsável pela mineração, firmou compromisso de não construir nas áreas desocupadas enquanto perdurar a instabilidade. Audiência acontece na Casa da Indústria ás 9h do dia 3 de maio
Assessoria
Uma audiência pública na Casa da Indústria, no bairro do Farol, vai tratar sobre a demolição dos imóveis desocupados nos bairros afetados pelo afundamento do solo causado pela mineração em Maceió. A audiência será no dia 3 de maio, às 9h. Mais de 14 mil imóveis foram desocupados na região por causa do risco de desabamento.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Na audiência será apresentado o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), como parte do processo de licenciamento ambiental para as atividades de demolição nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Farol. As áreas desocupadas são monitoradas pela Defesa Civil de Maceió.
A audiência será presidida pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e terá formato híbrido, com possibilidade de participação presencial e pela internet (veja mais abaixo como participar).
As demolições dos imóveis desocupados estão previstas no Termo de Acordo Socioambiental firmado com o Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Estado (MP-AL). Nesse mesmo acordo, a Braskem, responsável pela mineração, se comprometeu a não construir nas áreas desocupadas, seja para fins comerciais ou habitacionais enquanto perdurar a instabilidade.
Durante a audiência pública, o público poderá contribuir com o processo de licenciamento. A população pode ter acesso ao relatório do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) no site do IMA.
Prédios precisam ser demolidos nos bairros de Maceió onde solo está afundando por causa do risco de desabamento
Joanna Borba/ Defesa Civil de Maceió
Como participar da audiência
A audiência pública é um instrumento para promover discussão entre comunidade, especialistas e autoridades. Para participar, é recomendado fazer a inscrição no site da Audiências Públicas (clique aqui).
O número de participantes no local do evento está limitado às vagas disponíveis. Presencialmente, o tempo reservado para cada pergunta é de até 3 minutos. Para enviar perguntas pela internet, é preciso ter feito o cadastro no site.
Bairro do Mutange já foi totalmente demolido em Maceió
Reprodução/TV Gazeta
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.