Cadela vítima de maus-tratos é resgatada pela polícia em Maceió após denúncia


Animal foi encaminhado para tratamento veterinário. Tutores foram indiciados e vão responder pelo crime de maus-tratos. Polícia resgata cadela vítima de maus-tratos em Maceió
Ascom PC-AL
Uma cadela vítima de maus-tratos foi resgatada em Maceió pela equipe da Delegacia Especializada de Combate aos Crimes contra o Meio Ambiente (DECCCMA) após denúncia. O animal estava com um tumor em estágio avançado e os tutores negligenciaram atendimento médico. A Polícia Civil informou nesta terça-feira (23) que foi aberto inquérito e ficou constatado que houve negligência.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A denúncia foi feita através das redes sociais e os policiais conseguiram localizar a residência onde se encontrava a cadela.
“Até aquele momento não sabíamos se era uma cadela errante ou se tinha tutor, acreditava-se que se tratava de um animal de rua. Nas diligências, colhemos informações que nos levaram a residência dos tutores do animal, inclusive o animal estava na residência, acuado e de fato com as partes íntimas expostas, com uma lesão de grande proporção em um animal de pequeno porte, com claros sinais de sofrimento”, disse a chefe de operações da DECCCMA, Mithyan Pereira.
O animal recebeu o primeiro atendimento ainda no local. Em seguida, a cadela foi levada até o campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Viçosa, interior de Alagoas, onde foram efetuadas coletas para exames laboratoriais. Os veterinários constataram que ela é portadora de Tumor Venéreo Transmissível (TVT).
A cadela permanece internada recebendo tratamento e sob os cuidados intensivos no Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos e Saúde Integrativa (GRUPEQUI), pertencente à Ufal.
Os tutores foram intimados a prestar esclarecimentos na delegacia e durante os depoimentos foi constatado negligência. Segundo o levantamento, eles permitiram que a cadela fugisse de casa por diversas vezes, deixando que a mesma ficasse fora por vários dias, não adotando os cuidados necessários na custódia do animal para garantir sua segurança e saúde.
Também ficou comprovado que eles não providenciaram cuidados veterinários ao animal, necessários ao tratamento, considerando a condição que a cadela apresentava.
Os tutores foram indiciados pelo crime de maus-tratos contra animais e vão responder em liberdade.
Cadela foi resgatada e encaminhada para tratamento
Ascom PC-AL
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.