Doação de leite materno: saiba quem pode doar e como fazer em Alagoas


Doadoras não precisam sair de casa para fazer doação. Atitude pode salvar a vida de bebês internados nas maternidades. Leite materno doado pode salvar a vida de bebês internados nas maternidades
Olival Santos
O Dia Nacional de Doação do Leite Materno é comemorado em 19 de maio, que em 2023 caiu nesta sexta-feira. A data busca conscientizar sobre a importância da doação para salvar a vida de bebês. Em Alagoas, é preciso fazer um cadastro para doar (veja os detalhes mais abaixo).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O leite materno doado é oferecido aos bebês que estão internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs) das maternidades. Esses bebês estão mais fragilizados e, muitas vezes, em situação de risco.
O aleitamento está relacionado a inúmeros benefícios porque o leite materno tem todos os nutrientes de que os bebês precisam até os seis meses de vida, protegendo-os contra várias doenças.
LEIA TAMBÉM:
Bancos de leite materno são importantes aliados na luta contra a desnutrição de bebês
Como leite materno evolui e desafia criação de ‘fórmula’ perfeita
A coordenadora da Rede Estadual de Bancos de Leite Humano, pediatra Andréa Pinheiro, ressaltou que alguns bebês rejeitam fórmulas adaptadas do leite de vaca, o que aumenta a importância da doação do leite materno.
“O leite materno não é só alimento. Ele é um composto que vai nutrir e, ao mesmo tempo, proteger o organismo dessa criança. Diante disso, no caso dos bebês prematuros ou com patologias que precisam ficar internados após o nascimento, o leite materno é fundamental e, como muitas mamães não têm condição de amamentar, a doação é fundamental para alimentar estes pequeninos e nutri-los para que se recuperem”, reforçou a pediatra Andréa Pinheiro.
Antes de ser destinado a alimentar os bebês internados, leite é analisado e pasteurizado
Carla Cleto
Quem pode doar leite materno
Para doar, as mamães devem estar saudáveis e amamentando, com sobra diária mínima, em média, de 50 ml.
Além disso, é necessário que as mulheres estejam em aleitamento materno exclusivo, sem acrescentar fórmulas para seus bebês, já que não é permitido tirar o leite de uma criança para dar a outra.
“Por isso, é preciso que o leite materno esteja em excesso. Também é importante lembrar que a doação aumenta a chance de produzir ainda mais leite, pois quanto mais a mulher amamentar ou extrair o leite, maior será a produção. Além disso, o constante esvaziamento das mamas evita o ingurgitamento mamário, ou seja, leite empedrado, evitando o desconforto e dor para a mulher”, disse Andréa Pinheiro.
Como doar leite materno
As mulheres interessadas em doar leite materno precisam ligar para o telefone (82) 3315-4434 para fazer um cadastro. Na ligação, serão disponibilizadas informações sobre os procedimentos de doação.
A doadora receberá em casa um kit com os recipientes de vidro e tampa de plástico esterilizados.
“Ao recebermos o contato das mulheres doadoras, nossa equipe envia o formulário e ela devolve junto aos exames do pré-natal. E a partir daí, quando elas tiverem com o vidrinho cheio, iremos buscar na casa delas. Caso não tenham esses exames ou se eles estiverem muito antigos, as mamães são orientadas a vir à nossa unidade realizar novos exames e fazer a coleta”, pontuou Andréa Pinheiro.
Após doado, o leite materno passa por um processo de pasteurização, que avalia a acidez do leite, teor de cálcio e análise de ceratolítico, bem como amostra para o meio de cultura para eliminação de organismo patogênico.
“O leite é pasteurizado, passando por um processo de controle de qualidade, que é da Rede de Banco de Leite Humano Nacional. Passando por todas as etapas, depois de dois dias será liberado para os bebês que estão internados nas UCIs e UTIs”, informou.
Em Alagoas, os Bancos de Leite Humano estão localizados em Maceió e no interior:
Maceió: na Maternidade Escola Santa Mônica e no Hospital Universitário
Palmeira dos Índios: na Maternidade Santa Olímpia
Arapiraca: no Hospital Regional
São Miguel dos Campos: na Santa Casa
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.