A Cintilografia do Miocárdio na detecção precoce de problemas cardíacos


Rastreando a saúde cardíaca através das imagens A Cintilografia do miocárdio é um exame que tem a finalidade de avaliar o fluxo sanguíneo das artérias que irrigam o coração. Sua principal função é identificar se a oferta de sangue ao músculo cardíaco está normal ou se há a existência de bloqueios que a torna reduzida ou ausente.
O Dr. Roberto Nolasco, cardiologista e diretor da Diagnose, explica que: “esses bloqueios, quando de intensidade moderada ou acentuada necessitam ser tratados com implante de Stents ou cirurgia de revascularização miocárdica com pontes de safena ou mamária, para evitar que o paciente possa vir a ter um infarto ou até mesmo morte súbita”.
O exame de Cintilografia é realizado em duas fases: a primeira sob o esforço físico (na esteira ergométrica) ou sob o estresse farmacológico – para os pacientes que não podem realizar o esforço físico – e a segunda em repouso. Nos casos em que o paciente tem abaixo de 80kg as duas fases do exame podem ser realizadas no mesmo dia, com intervalo de 6 horas entre elas. Porém, quando o paciente tem acima de 80kg a recomendação é que o exame seja realizado em dias diferentes.
Cincitolgrafia do Miocárdio
Diagnose: Sua Saúde Em Foco
Sobre o protocolo para a realização do exame, o Dr. Roberto Nolasco esclarece que: “quando o exame é realizado sob o esforço físico na esteira, o radiofármaco é injetado na veia do braço no momento de maior cansaço. Já quando é realizado sob o estresse farmacológico o radiofármaco é injetado após o término da administração do dipiridamol ou adenosina, substâncias que substituem o esforço físico. Após o término do esforço físico ou estresse farmacológico, o paciente aguarda em média 20 a 30 minutos para ser encaminhado à sala da Gama-Câmara, equipamento que vai fazer a aquisição das imagens do coração. Na fase de repouso o radiofármaco é injetado e após 30 minutos o paciente vai fazer a aquisição das imagens de repouso. Após o término das duas fases do exame as imagens são analisadas e o resultado será liberado”.
A cintilografia do miocárdio é uma ferramenta valiosa na avaliação diagnóstica e terapêutica da Doença Arterial Coronariana (DAC). O Exame de cintilografia miocárdica normal é um importante fator positivo, de bom prognóstico, mesmo que o paciente seja portador da Doença Coronária. “Quando a Cintilografia apresenta sinais de isquemia ou fibrose, o médico assistente vai esclarecer e decidir com o (a) paciente a melhor conduta a ser tomada. Podendo manter o tratamento clínico ou encaminhar para o tratamento intervencionista (angioplastia ou cirurgia)”, explica o Dr. Roberto Nolasco.
Diagnose
Referência em diagnóstico por imagem, a Diagnose oferecer os serviços de Cintilografia, Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, PET-CT, Mamografia Digital, Core Biopsy, Ultrassonografia, Ecocardiograma, Eletrocardiograma, Densitometria Óssea, Holter, e outros.
Acesse nosso site
Siga-nos no Instagram
Dr. Francisco Chagas – CRM/AL: 809
Cincitolgrafia do Miocárdio
Diagnose: Sua Saúde Em Foco

Bookmark the permalink.