O que você precisa saber sobre a Core Biópsia


Uma grande aliada no diagnóstico precoce das neoplasias mamárias A Core Biópsia mamária, ou biópsia de fragmentos, é um procedimento que coleta material das mamas a fim de analisar e diagnosticar doenças. Essa técnica é frequentemente usada para diagnosticar ou avaliar a extensão de doenças e lesões, sendo uma grande ferramenta no diagnóstico precoce das neoplasias mamárias.
É um procedimento seguro, menos invasivo e sem pontos, oferecendo uma recuperação muito rápida e sem necessidade de internação. Durante a Core Biópsia, uma agulha especial é inserida na área-alvo para coletar um pequeno cilindro de tecido, conhecido como núcleo. Isso difere de uma biópsia convencional, que geralmente remove uma amostra de tecido em bloco. A core biópsia permite a obtenção de uma amostra mais representativa do tecido em questão, o que pode ser crucial para um diagnóstico preciso.
Sobre o procedimento, a Dra. Karla Myriam, médica especialista em radiologia e diagnóstico por imagem, explica: “é indicado para investigação de lesões mamárias com suspeita de malignidade, podendo ser feito por meio de ultrassonografia ou mamografia, através da retirada de pequenos fragmentos da área suspeita de malignidade, com uma agulha grossa. Costuma ser bem tolerada pela maioria das pacientes, pois é realizada sob anestesia local”.
Quando realizado através de mamografia, a paciente é posicionada sentada, o médico faz a localização da área em suspeição, administra uma anestesia local, e faz a retirada dos fragmentos, que são encaminhados para um estudo anatomopatológico. Já por meio de ultrassonografia, são geradas imagens em busca de alterações que precisam ser analisadas, em seguida, é introduzida agulha para coletar os fragmentos da mama. Esse método é frequentemente escolhido quando uma área suspeita é mais claramente visível no ultrassom do que na mamografia. Após o procedimento, que dura em média 20 minutos, é feito um curativo local. Geralmente o material recolhido é enviado ao laboratório, levando em média 10 a 15 dias para ser liberado o resultado.
Orientações
Para realização do procedimento, “não é necessário jejum e deve-se evitar o uso de cremes ou qualquer outro produto no seio. É necessário levar exames anteriores a fim de realizar um comparativo”, ressalta Dra. Karla Myriam. Após o procedimento, poderá surgir hematomas simples, inchaço na mama ou dores no local, que podem ser aliviados com compressas e analgésicos.
Diagnose
Referência em diagnóstico por imagem, a Diagnose realiza Core Biópsia das mamas, além de oferecer os serviços de Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, PET-CT, Mamografia Digital, Ultrassonografia, Ecocardiograma, Eletrocardiograma, Densitometria Óssea, Holter, e outros.
Acesse nosso site
Siga-nos no Instagram
Dr. Francisco Chagas – CRM/AL: 809
Diagnose: Sua Saúde Em Foco
Diagnose: Sua Saúde Em Foco

Bookmark the permalink.