[Subtítulo 01] Entendendo o funcionamento do PET-CT na detecção da doença O PET-CT é um exame de imagem avançado que combina duas técnicas: a Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET) e a Tomografia Computadorizada (CT), utiliza um radiofármaco (18F-FDG) para avaliar o metabolismo celular, comumente utilizada na avaliação oncológica, no qual é possível determinar a disseminação da doença, avaliar a resposta aos tratamentos (quimioterapia, radioterapia, etc.) e realizar o acompanhamento após o término das terapias.
Na avaliação cerebral, o PET-CT fornece informações detalhadas sobre o funcionamento e a anatomia do cérebro, sendo um importante aliado no diagnóstico de condições neurológicas. O Dr. Luís Roncallo, médico nuclear e coordenador do PET-CT da Diagnose explica que “o diagnóstico destas doenças passa pela avaliação inicial de um neurologista ou geriatra, seguido da realização de exames neurológicos, testes cognitivos, análises laboratoriais e estudos de imagem cerebral como Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética e PET-CT”.
Entre as doenças que podem ser diagnosticadas através do PET-CT está o Alzheimer, que é uma doença neurodegenerativa que afeta, principalmente, a memória do paciente, representando a maioria dos casos de demência. “A doença de Alzheimer é o tipo mais conhecido de demência, sendo o termo comumente utilizado para descrever um grupo subjacente de doenças que compartilham um sintoma comum, a perda da memória”, esclarece Dr. Luís Roncallo.
O Alzheimer compromete as atividades cotidianas do paciente devido à perda progressiva de neurônios em certas regiões do cérebro, por isso é importante o diagnóstico precoce para oferecer maior qualidade de vida ao paciente. “O PET-CT ajuda a identificar aqueles pacientes que apresentam sintomas como deterioração cognitiva leve ou uma discreta perda de memória, as vezes não perceptível pelo entorno do paciente, ajudando no diagnóstico precoce e estabelecimento de condutas que favoreçam a qualidade de vida do mesmo e do grupo familiar”, ressalta Dr. Luís Roncallo.
Diagnose
Referência em diagnóstico por imagem, a Diagnose realiza o PET-CT, além de oferecer os serviços de Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Mamografia Digital, Core Biopsy, Ultrassonografia, Ecocardiograma, Eletetrocardiograma, Densitometria Óssea, Holter, e outros.
Acesse nosso site
Siga-nos no Instagram
Dr. Francisco Chagas – CRM/AL: 809
PET-CT
Diagnose: sua saúde em foco
Como o PET-CT Neurológico auxilia no diagnóstico do Alzheimer
Bookmark the permalink.