Produtos para a pele sem registro na Anvisa podem contribuir com o câncer


A reação pode variar entre uma hipersensibilidade leve a um processo anafilático ou até uma intoxicação letal, principalmente em pessoas alérgicas Você sabia que há estudos científicos que comprovam alguma toxidade nos cosméticos de procedência duvidosa? É verdade, e a reação pode variar entre uma hipersensibilidade leve a um processo anafilático ou até uma intoxicação letal, principalmente em pessoas alérgicas. Além disso, a combinação do produto com os raios ultravioletas pode ser ainda mais danosa, abrindo ala para um futuro câncer de pele.
“Por isso, a nossa recomendação é que todos busquem um médico dermatologista para conversar sobre os produtos seguros para aplicação na pele. Outra atitude importante é observar se o cosmético tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária [Anvisa] e ler com atenção as informações presentes no rótulo ou na bula”, disse a médica oncologista Patrícia Amorim.
Se o cosmético causar irritação, retire-o imediatamente com água e sabão neutro
Ilustração
Caso surja alguma irritação após a aplicação do cosmético, a especialista orienta a retirada imediata com água e sabão neutro. Também é importante observar o surgimento de manchas, de placas ou qualquer outro sinal que demonstre a nocividade do produto. E se isso aconteceu, jamais exponha a região ao sol e utilize o protetor solar até uma nova consulta com o dermatologista.
“Se o acidente for mais grave, então busque o atendimento de urgência na unidade de saúde mais próxima. Jamais adote alternativas caseiras ou sem comprovação científica. A adoção de condutas equivocadas pode resultar em mais danos, que podem gerar sequelas permanentes na pele e na saúde do paciente”, alertou a médica oncologista.
Oncoclínica Alagoas é pioneira no tratamento do câncer e oferece atendimento dermatológico
Oncoclínica
Dra. Patrícia de Araújo Amorim – CRM 2710 | RQE 1109

Bookmark the permalink.