Forrozeiros de Alagoas participam de seminário que reúne tocadores de sanfona 8 baixos

Evento ocorre no Museu da Imagem e do Som, no bairro do Jaraguá às 19h. Forrozeiros de Alagoas participam de seminário que reúne tocadores de sanfona 8 baixos
Vários forrozeiros alagoanos vão se reunir nesta sexta-feira (12), no Museu da Imagem e do Som, no bairro do Jaraguá, em um seminário que reunirá tocadores da sanfona dos 8 baixos de vários estados do país.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
De acordo com José Lessa, presidente da Associação dos Forrozeiros de Alagoas, a intenção deste encontro é para manter viva a cultora de tocar a sanfona.
“O forró foi considerado patrimônio cultural e imaterial do Brasil. Cabe ao Estado salvaguardar aqueles ícones que estão prestes a desaparecer, que é exatamente o caso da sanfona dos 8 baixos”, disse.
Durante o encontro, os forrozeiros pretendem criar um documento com os pedidos da categoria para resguardar o instrumento. A sanfona dos 8 baixos tem uma relação muito estreita com o Estado de Alagoas. Foi aqui, há 71 anos atrás, que o alagoano Gerson Argolo Filho (que faleceu em 1991) fez a primeira gravação deste instrumento no Brasil. Gerson era conhecido como Rei dos 8 Baixos.
Dentro do Museu da Imagem e do Som estará montada uma pequena exposição com fotos de Gerson, da obra dele, além da presença de tocadores de 8 baixos. São cerca de 10 músicos que ainda tocam este instrumento em Alagoas, a exemplo de Joelson dos 8 Baixos e Negão dos 8 Baixos.
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.