Segundo a Defesa Civil, movimento de terra foi de 6 cm nas últimas 24 horas. Cidade segue em alerta para risco de colapso na caverna de sal-gema da Braskem. Solo continua cedendo sobre mina da Braskem no bairro do Mutange, em Maceió
Jornal Nacional/Reprodução
O ritmo do afundamento do solo na área da mina da Braskem no bairro do Mutange, em Maceió, segue variando. Nesta quinta-feira (7), a velocidade passou de 0,28 cm/h para 0,25 cm/h, segundo a Defesa Civil. Desde o dia 30 de novembro, o solo no local já cedeu 1,99 m.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Ainda segundo a Defesa Civil Municipal, nas últimas 24 horas o movimento na região foi de 6 cm. Com isso, Maceió continua em estado de alerta para o risco de colapso da mina, que pode se romper abruptamente e formar uma imensa cratera que afetaria também a Lagoa Mundaú.
A variação entre aumento e desaceleração tem sido constante nos últimos dias, o que indica que a instabilidade no local ainda é grande e, por isso, é preciso manter o alerta. Após duas reduções seguidas na terça (5), houve uma alta na quarta (6) e agora caiu novamente.
Para manter a segurança, a A Defesa Civil reforça que as pessoas não passem pela a área onde está localizada a mina e reforçou que as outras 34 minas que a empresa mantinha para extração de sal-gema na capital não correm risco de colapsar.
LEIA TAMBÉM:
INFOGRÁFICO: Entenda o risco de colapso das minas da Braskem em Maceió
CRONOLOGIA: Das rachaduras em imóveis ao colapso das minas
A mina que pode colapsar era usada pela Braskem para extração de sal-gema, minério utilizado na fabricação de soda cáustica e PVC. A mineração provocou a evacuação de mais de 14 mil imóveis em cinco bairros de Maceió.
Com o risco de colapso, novas residências e até um hospital foram evacuados nos bairros do Bom Parto e Pinheiro, vizinhos ao bairro onde está localizada a mina instável. Mais de 60 mil pessoas deixaram as suas casas.
Com solo instável e ainda afundando, lagoa avança cada vez mais na área de mina em Maceió
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL
Ritmo reduz, mas afundamento do solo na área de mina em Maceió passa a 1,99 m
Bookmark the permalink.