Falta de proteção contra os raios ultravioletas pode causar o câncer de pele


O melhor é evitar a exposição e utilizar protetor solar inclusive em dias nublados O câncer de pele é o tipo mais frequente no mundo e no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Ele ocorre quando as células da pele se multiplicam sem controle, geralmente devido a exposição prologada e repetida ao sol (raios ultravioletas). O risco é maior em pessoas de tom de pele e olhos claros, albinos e com histórico familiar.
“Contra a doença, o melhor é sempre evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, procurar locais com sombra, usar proteção adequada (bonés, camisas com proteção ultravioleta, chapéus, óculos escuros etc.), utilizar protetor solar, utilizar filtro solar nos lábios e manter a consulta regular com o médico dermatologista”, recomendou a dermatologista clínica e oncológica, Ana Carolina Beraldo.
Exposição prologada e repetida ao sol (raios ultravioletas) pode desenvolver o câncer de pele
Ilustração
É importante lembrar que qualquer pessoa pode desenvolver o câncer de pele e que dias nublados também requer o uso do protetor solar. É preciso reforçar o cuidado com as tatuagens, reaplicar o filtro solar a cada duas horas e ficar atento a qualquer mudança ou anormalidade da pele. Caso isso aconteça, o melhor é buscar uma consulta com o especialista.
“Existem dois tipos de câncer de pele, o melanona e não melanona. O primeiro é mais raro e pode levar à morte; o segundo é mais frequente e menos grave, porém pode causar deformações no corpo. Ambos têm cura se descobertos logo no início, por isso a necessidade de manter a regularidade da consulta com o dermatologista”, explicou a oncologista.
A Oncoclínica Alagoas é pioneira no tratamento do câncer no Estado. Ela está localizada na rua José Freire Moura, nº 45, bairro de Ponta Verde. A sua equipe conta com médicos oncologistas, cirurgiões, dermatologistas, hematologistas e reumatologista; além de psicóloga e nutricionista. Mais informações podem ser dadas pelo contato telefônico (82) 3231-5754.
Dra. Patrícia de Araújo Amorim – CRM 2710 | RQE 1109
A Oncoclínica Alagoas é pioneira no tratamento do câncer, entre eles o de pele.
Oncoclínica Alagoas

Bookmark the permalink.