Pacientes são transferidos de hospital no Pinheiro, em Maceió, por risco de colapso no Mutange


Hospital Sanatório, no bairro do Pinheiro, em Maceió
Silas Emanuel/TV Gazeta
A direção do Hospital Sanatório, localizado no Pinheiro, um dos cinco bairros de Maceió afetados pela mineração, começou a transferir seus pacientes para outras unidades de saúde na cidade devido ao risco de colapso de uma mina da Braskem, no Mutange, que pode provocar o surgimento de uma cratera na região.
Pela manhã, a Defesa Civil Municipal alertou para a instabilidade na mina de número 18, uma das cavernas abertas para extração de sal-gema, mas que estavam sendo fechadas desde que o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) confirmou que a atividade realizada pela Braskem havia provocado o fenômeno na região.
“Estamos seguindo as instruções da Defesa Civil e elaborando toda a logística de assistência, para caso ocorra algo mais sério, estejamos em condições de prestar todo o cuidado necessário”, disse o secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias.
Em nota, a direção do Hospital informou que uma possível repercussão na área onde está localizado o hospital levou à “medida de segurança, precaução e prevenção de desastres” (leia a íntegra abaixo).
Nota do Hospital Sanatório
A direção do Hospital Geral Sanatório comunica aos seus colaboradores, usuários e à população em geral que, tendo em vista as determinações oriundas da Defesa Civil municipal e considerando as informações dos órgãos de controle e segurança acerca do perigo de colapso iminente e deslocamento abrupto do solo na região do Mutange, com possível repercussão na área onde está localizado o nosso hospital, decidimos, por medida de segurança, precaução e prevenção de desastres, acionar o Plano de Contingência elaborado desde a ocorrência dos primeiros eventos geológicos.
Em função disso e em comum acordo com a gestão estadual e municipal de saúde, efetuaremos o remanejamento dos pacientes internados para outros hospitais, assim como garantiremos a continuidade, em outros serviços, dos pacientes submetidos rotineiramente a sessões de hemodiálise nas dependências de nosso hospital.
À medida em que essas medidas sejam detalhadas e colocadas em prática, informaremos aos familiares e aos próprios pacientes sobre cada uma delas.
Lamentamos, mais uma vez, quaisquer transtornos decorrentes dessa lastimável situação, mas a segurança de nossos pacientes e colaboradores e a continuidade da assistência médica aos nossos usuários estão acima de tudo e não mediremos esforços para preservá-las.
Maceió, 29 de novembro de 2023
À direção do Hospital Geral Sanatório

Bookmark the permalink.