Dança, capoeira, homenagens… Dia da Consciência Negra é celebrado na Serra da Barriga, em União dos Palmares


Expectativa é de que mais de 15 mil pessoas visitem o memorial do Quilombo dos Palmares nesta segunda-feira (20). Dia da Consciência Negra é marcado com apresentações culturais na Serra da Barriga, em União dos Palmares
Silas Emanuel/TV Gazeta
Cultura e ancestralidade levam visitantes à Serra da Barriga, em União dos Palmares, Alagoas, nesta segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra. A expectativa é de que mais de 15 mil pessoas visitem o memorial do Quilombo dos Palmares.
Maior símbolo da resistência negra no Brasil, o Quilombo dos Palmares era refúgio para os povos escravizados no século XVII. O local que um dia esteve sob o comando do líder guerreiro Zumbi dos Palmares é hoje patrimônio internacional e destino turístico cada vez mais procurado.
O local recebe apresentações de dança, capoeira e homenagens desde o início do mês. No domingo aconteceu a tradicional “berimbalada”, um cortejo de grupos de capoeira que percorre as ruas da cidade em homenagem a Zumbu dos Palmares, sempre na véspera do Dia da Consciência Negra.
“A berimbalada representa a preservação cultural da capoeira que nasce no Quilombo dos Palmares como luta de guerra e a gente tem que preservá-la mostrando para as crianças o quanto é importante a presença da capoeira na nossa cidade” afirma o contramestre Mano Gil.
Movimentação é intensa na Serra da Barriga, em União dos Palmares, no Dia da Consciência Negra
Silas Emanuel/TV Gazeta
LEIA TAMBÉM
Feriado da Consciência Negra: o que abre e o que fecha em Maceió
O Dia da Consciência Negra faz referência à data da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Símbolo da resistência negra à escravidão, Zumbi é lembrado com o objetivo de chamar a atenção para a necessidade da constante reflexão sobre a posição dos negros na sociedade.
O historiador Helcias Roberto Paulino Pereira explica que a data busca provocar reflexões e ações para combater o racismo e a desigualdade social. “O problema do racismo não é só do povo negro, é da sociedade brasileira, e quem se indigna com todo tipo de preconceito não deixa que isso aconteça”.
Amanhecer na Serra da Barriga em União dos Palmares, Alagoas
Silas Emanuel/TV Gazeta
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.