Marcos Mion comenta denúncia de discriminação contra autista na BA, critica demissão de funcionária e cobra mudança de empresas


Caso aconteceu na loja Riachuelo do Shopping Boulevard, em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. Funcionária do estabelecimento, que foi demitida, negou as acusações. Marcos Mion crítica falta de preparo de empresa após denuncia de mãe de autista na BA
O apresentador Marcos Mion, que tem um filho autista, comentou o caso em que uma mulher denunciou, nas redes sociais, que o filho dela, que também é autista, sofreu discriminação de uma funcionária da loja Riachuelo, na cidade de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador.
O caso teria ocorrido na quinta-feira (16) e a mãe da criança, identificada com Karla Gurgel, é natural de Alagoas, mas mora em Feira de Santana. A vendedora apontada como autora foi demitida e nega as acusações. [Veja vídeos abaixo]. A loja foi notificada pelo Procon neste sábado (18).
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Mãe de criança autista denuncia preconceito após ser atendida em loja na Bahia
Mion fez dois vídeos sobre o caso e, no mais recente, publicado neste sábado (18), disse que a situação é triste tanto do ponto de vista da mãe e do garoto, quanto da funcionária. Ele destacou o que considerou “despreparo de todos os lados” na situação, o que demostra que as empresas não preparam seus funcionários.
“Eu não acredito em cancelamento, eu não acredito em execrar uma pessoa por falta de conhecimento. Eu sempre defendo que a gente tem que entender e acolher, porque ninguém tem a obrigação de nascer sabendo, num caso como esse, a demissão é a pior atitude possível, porque tira do envolvido, da moça do caixa, a possibilidade de aprender, de evoluir, porque essa é a nossa obrigação”, disse o apresentador que é pai de Romeo, de 18 anos, que tem transtorno do espectro autista.
O apresentador pediu uma mudança de postura de empresas que prestam os mais diversos tipos de atendimento. Ele disse que é preciso investir em treinamentos e lamentou a demissão da funcionária e pediu que a empresa reveja a decisão.
Mãe de criança autista denuncia discriminação em loja de shopping de Feira de Santana
Reprodução/Redes Sociais
“Acho drástico ela ter sido demitida, e lanço aqui a ideia: desejo que a empresa reveja essa decisão, e quem sabe transforme ela, e essa situação toda, num símbolo de mudança, onde todos os funcionários dessa rede gigantesca passem a ter treinamento adequado para lidar com PCDs de todos os tipos, e que a sociedade dê mais um passo para o respeito e igualdade”, defendeu.
Caso é investigado
A Polícia Civil informou em nota que o caso será investigado. No vídeo registrado por uma pessoa que acompanhava Karla, é possível vê-la dizer que após escolher o produto que iria levar e ir ao caixa para pagamento, ela apresentou uma carteira de identificação de autismo do filho e solicitou prioridade.
Em seguida, uma funcionária pediu que outra colega recebesse o pagamento e a trabalhadora, após finalizar o atendimento da mãe da criança, teria dito para a colega: “não me passe essas bombas não”.
“Meu filho não é bomba. Não gostei. Eu exijo respeito com os autistas, pessoas com deficiência, porque eu sou mãe e ninguém aqui está livre de ter um filho com deficiência. E eu não aceito, porque já é difícil uma luta de uma mãe com uma criança que vem em um shopping para comprar uma roupa”, desabafou Karla.
A funcionária apontada por discriminação contra o filho de Karla Gurgel negou as acusações. Em um vídeo enviado para a produção da TV Subaé, filiada da TV Bahia na região, ela relatou que em nenhum momento destratou Karla e a criança. [Assista ao vídeo abaixo]
Atendente diz que não foi preconceituosa com criança autista em loja na Bahia
A mulher disse ainda que não se referiu ao filho de Karla como uma “bomba”, ela contou que esse é um termo utilizado para se referir a compras que não serão pagas com o cartão Riachuelo, porque desta forma não alcançaria as metas impostas pela empresa.
“A partir do momento que minha colega que estava no [caixa] preferencial trouxe ela [Karla] para o meu caixa eu perguntei por que ela [funcionária] estava passando [a cliente] para mim e minha clega simplesmente virou as costas, sem me responder. Eu atendi super bem ela e a criança”, disse a ex-colaboradora.
Em nota, a Riachuelo informou que lamenta o acontecido e diz que a colaboradora foi demitida. Disse ainda que o comportamento da funcionária não condiz com os valores e praticados pela loja. [Veja nota na íntegra no final da matéria].
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O Shopping Boulevard também emitiu nota de esclarecimento. Disse que a abordagem da colaboradora não está em conformidade com as orientações de atendimento ao público e boas práticas adotadas pelo estabelecimento comercial.
Karla disse que pretende acionar a Justiça contra a Riachuelo e o Shopping Boulevard. Neste sábado, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) notificou a loja Riachuelo. O órgão fez uma série de questionamentos como quais são as regras e critérios estabelecidos pela Riachuelo para o atendimento das pessoas com deficiência.
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Nota de pronunciamento da Riachuelo
Nós da Riachuelo lamentamos o ocorrido em nossa loja em Feira de Santana e pedimos desculpas.
O comportamento da ex-colaboradora no atendimento não condiz com os valores defendidos e praticados por nós da Riachuelo.
A empresa hoje conta com ciclos obrigatórios e periódicos de treinamento ao atendimento ao cliente, sempre em evolução e atualização, reforçando acima de tudo que o respeito a todos é inegociável. A partir desse caso, e em busca de que situações como essa não voltem a ocorrer, já está em implantação uma nova rodada extraordinária de treinamentos e capacitação da nossa força de vendas.
Reforçamos nosso compromisso constante com o cuidado para que todos se sintam bem-vindos e acolhidos em nossos espaços.
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