Motociclistas representam mais da metade das vítimas fatais de acidentes de trânsito em Alagoas


Segundo Detran, em 2022, das 644 pessoas que morreram por causa de acidentes de trânsito no estado, 62% eram motociclistas. Campanha Maio Amarelo é voltada para esse público. Motociclistas são maioria entre vítimas fatais de acidentes de trânsito em Alagoas
Reprodução/ TV Grande Rio
Dados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest) mostram que os condutores de motocicletas foram maioria entre as vítimas fatais decorrentes de acidentes de trânsito em Alagoas em 2022. Das 644 mortes, 62% foram motociclistas. A campanha Maio Amarelo, lançada nesta terça-feira (9), é voltada para esses condutores.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Arapiraca é o município com maior número de acidentes envolvendo motocicletas. Somente no primeiro semestre desse ano, 2.400 vítimas foram atendidas no Hospital Regional da cidade.
“Além de ser um custo muito alto para o SUS e o governo do Estado, são vidas de jovens que se perdem precocemente, porque não usaram o capacete ou beberam ao dirigir”, disse o diretor do Detran, Marcos Fireman.
Os dados apontam ainda que em 2022 Alagoas registrou 2.573 acidentes de trânsito, com 5.196 pessoas envolvidas.
“O número de sinistros vinha diminuindo até 2017, e depois essa queda estagnou. E pasmem, mesmo na época da pandemia, houve aumento do número de acidentes, porque nossas estradas estão muito deterioradas”, ponderou o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.
Campanha alerta condutores sobre os riscos no trânsito
Durante todo o mês de maio vários pontos do estado estarão sinalizados com laços amarelos gigantes espalhados pelos municípios. As fachadas de alguns órgãos públicos na capital ganharam uma iluminação da mesma cor.
Além disso, durante todo o mês serão desenvolvidas diversas ações nas ruas e em escolas de todo o estado, com foco especial nos motociclistas. Um workshop está sendo oferecido a eles. Os quinze primeiros inscritos receberão um voucher para ganhar um capacete das empresas parceiras do projeto “Moto Amiga” ou uma troca de óleo de sua moto.
Veja outras ações previstas para o mês da campanha:
Quarta-feira (10) – ações do Dia do Capacete em cidades do interior. Objetivo é conscientizar sobre o uso do capacete. A ausência dele aumenta em 40% os riscos de acidentes graves
Quinta-feira (18) – haverá o Dia das Escolas, com ações voltadas para crianças e adolescentes. Uma parceria do Senatran com o Observatório de Segurança Viária
Domingo (21) – Corrida do Maio Amarelo em Arapiraca
Domingo (28) – Corrida do Maio Amarelo em Maceió
Também está programado um seminário nacional com palestras de especialistas em trânsito, mobilidade urbana e engenharia de trânsito.
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.