Enem 2023: professor revisa temas de filosofia e sociologia


Alunos de escolas públicas de Maceió e de Arapiraca vão poder participar de aulão gratuito no próximo fim de semana. Exame será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro em todo o país. Professor de filosofia e sociologia dá dicas para a prova do ENEM
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontecem no próximo mês em todo o país. Para revisar os principais assuntos que devem cair na prova, o AL1 traz nesta semana professores de várias disciplinas para dar dicas sobre o que vai ser abordado no exame.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Nesta segunda-feira (23), o professor Deividy Carlos revisou temas das disciplinas de filosofia e sociologia. As provas do Enem serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro.
Sociologia e as relações sociais
“Acreditamos que esse ano a prova do Enem terá mais questões de filosofia e de sociologia. A sociologia é uma ciência recente, do Século IX pra cá. As principais abordagens da sociologia são as relações sociais, é entender a sociedade culturalmente, economicamente e politicamente”.
De olho na atualidade
“É fundamental que o aluno esteja atento ao que acontece na atualidade. Por exemplo, esse ano tivemos no congresso um debate sobre o marco temporal, sobre a demarcação de terras indígenas, é claro que vai ter esse tipo de questão na prova. Estamos vivenciando também uma época que tem guerra, pandemia da Covid-19 e inteligência artificial. É preciso ficar de olho nisso”.
Filosofia clássica e contemporânea
“O que mais deve cair em filosofia? Ética, política, poder, Estado, democracia, filosofia contemporânea e filosofia pré-socrática”.
Escolas filosóficas
“A filosofia pré-socrática aborda a origem da natureza, ela é chamada também de cosmológica. O que temos nela? As cinco escolas elementares. Andando um pouco mais, vamos ter o período socrático, debate antropológico, que debate a essência do ser. Na filosofia clássica, temos Sócrates, Platão e Aristóteles. Temos ainda a filosofia helenística, que fica marcada pelo epicurismo, cinismo, ceticismo”.
Confira o cronograma de revisão do AL1:
Terça-feira (24) – linguagens, com o professor Ayrton Farias
Quarta-feira (25) – redação, com o professor Luiz André Medeiros
Quinta-feira (26) – geografia, com o professor Carlos Cavalcanti
Sexta-feira (27) – história, com o professor Cláudio Lopes
Revisão do Enem em Maceió e em Arapiraca
Aplicação do ENEM 2023 será em 5 e 12 de novembro
Reprodução
No próximo fim de semana, um aulão gratuito vai acontecer em Maceió e em Arapiraca, simultaneamente, para alunos da rede pública de ensino. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até a sexta-feira (27), diretamente na escola em que cada aluno estuda.
Na capital, o evento é realizado no Ginásio Lauthenay Perdigão. Já em Arapiraca, no HD Hall. O horário é o mesmo nas duas cidades, das 8h às 12h.
A ação é uma iniciativa da Organização Arnon de Mello (OAM) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e conta com apoio da Assembleia Legislativa de Alagoas e da Prefeitura de Penedo.
No primeiro dia do aulão, no sábado (28), serão abordados assuntos referentes ao primeiro dia de prova do Enem. Com questões de linguagens, redação e humanas (história, geografia, filosofia e sociologia).
No domingo (29), o time de professores vai ministrar aulas de matemática, física, química e biologia, apresentando dicas de preparação para o exame.
Durante o aulão, os alunos devem vestir o fardamento da sua unidade escolar. O aluno precisa levar também caneta e a pulseira de identificação, que será entregue a ele no ato da inscrição.
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Confira outras notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.