Planta perfeita: veja a necessidade do bom aproveitamento de todos os espaços


Construir envolve uma série de preocupações e, claro, planejamento! A escolha do terreno, localização e materiais são detalhes aos quais todo construtor, seja ele iniciante ou veterano, deve estar atento para alcançar o resultado desejado. Mas, na extensa lista de cuidados ao construir, está a escolha de uma planta que atenda às necessidades de cada integrante da mesma família e ainda consiga ser funcional. O TNH1 vai mostrar semanalmente, a partir desta segunda-feira (11), uma série de conteúdos com especialistas na área, para ajudar você a escolher a planta ideal para as suas necessidades. Mas afinal, a planta perfeita existe?
Para o arquiteto Alan Gaia, a busca pela planta perfeita é uma tarefa extremamente subjetiva, visto que cada um possui preferências, necessidades e experiências únicas e que estes fatores interferem diretamente na escolha de uma planta. “A planta perfeita não existe pelo simples fato de que o que é perfeito para mim pode não ser para você. Então eu preciso desenvolver uma planta perfeita para cada cliente e para isso eu tento entrar na vida dele, entender suas dores e entregá-los a planta ideal para sua vida”, explicou.
Gaia destacou a importância do bom aproveitamento de todos os espaços. “Eu odeio espaços ociosos. Não adianta fazer uma planta com quarto de hóspedes se eu não costumo hospedar ninguém ou mesmo projetar um espaço para home office se eu não trabalho em casa. A questão vai além do quanto custa aquele metro quadrado. Nos dias de hoje não dá para desperdiçar dinheiro, nem tempo”.
Colil Construções
Divulgação
Mas se há uma fórmula pronta para que uma planta perfeita possa “se desenvolver”, Gaia destacou que existem fatores essenciais para isto. E, assim como as plantas do reino flora, luminosidade e ventilação são os elementos-chave aos quais devemos estar atentos. “Ter uma ventilação cruzada para aproveitar a brisa peculiar da nossa região e saber utilizar a incidência solar a nosso favor, que é presente por quase todo ano no Nordeste, é essencial para obtermos um ambiente agradável. Além disto é primordial que utilizemos a tecnologia da construção civil, que nos dá conforto térmico e acústico no desenvolvimento de projetos com layouts diferenciados e funcionais”.
Quando questionado sobre como seria a planta perfeita para a vida dele, Alan Gaia foi categórico ao frisar o contato com a natureza como essencial na sua rotina. “Somos seres vivos e como todo ser vivo fazemos parte da natureza. Entendo que temos esta necessidade primitiva de estarmos em contato com ela. Por isso uma planta perfeita para mim seria com espaços amplos, vidraças grandes voltadas para o externo, de preferência para uma área verde. No tocante aos cômodos, teria que ter uma suíte ampla com um closet maravilhoso e um banheiro legal. Já nas áreas sociais, como gosto de cozinhar e receber pessoas, gostaria de uma cozinha e sala amplas, que se integram, para que eu possa estar com meus amigos de maneira confortável nestes ambientes sociais”.
E para você, como seria a sua planta perfeita?
Colil Construções
Divulgação

Bookmark the permalink.