Praia de Maragogi, AL, em que irmãos se afogaram tem mar calmo, mas bombeiros alertam para nível da maré e ‘buracos’


Gabriel Bernardo Leal, de 11 anos, e Gustavo Bernardo Leal, de 15 anos, foram encontrados abraçados a 5 metros de profundidade. Eles moravam em São Paulo com os pais. Bombeiros fizeram buscas pelos irmãos de 11 e 15 anos na Praia de Peroba, em Maragogi, AL
Corpo de Bombeiros de Alagoas
A Praia de Peroba, em Maragogi, no litoral norte de Alagoas, é considerada tranquila por causa do mar calmo e sem ondas, mas o coronel Clemens, comandante de Operação no Interior do Corpo de Bombeiros de Alagoas, alerta para cuidados com a maré e desníveis que formam “buracos e valas”, que podem provocar afogamentos, como ocorreu com os irmãos Gabriel Bernardo Leal, de 11 anos, e Gustavo Bernardo Leal, de 15 anos, na segunda-feira (17).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Os irmãos foram encontrados abraçados a 5 metros de profundidade por mergulhadores civis que auxiliavam os bombeiros nas buscas. A família morava em São Paulo, mas os corpos dos filhos foram sepultados na cidade natal do pai, no interior de Sergipe.
“Aquela região ali é pouco habitada no inverno, tem mais casa de veraneio e um fluxo baixo de pessoas nesse período do ano. A Praia de Peroba é uma praia tranquila, não tem ondas e aí os turistas se sentem mais tranquilos. Mas, apesar de ser uma praia tranquila, a maré enche e vaza, tem desnível de terreno também”, disse o coronel Clemens, comandante de Operação no Interior do Corpo de Bombeiros de Alagoas.
Irmãos SP afogaram morreram Maragogi
Reprodução/TV Gazeta
Gabriel, Gustavo, o pai e um primo de 16 anos aproveitavam a maré baixa para fazer trilha até a barreira de corais, com a água na altura dos joelhos, mas foram surpreendidos pela maré alta no momento em que retornavam do passeio e se afogaram.
“Eles foram fazer essa trilha onde estava na base do joelho e no retorno talvez a maré tivesse enchendo e eles perderam a trilha. Daí caíram em algum buraco, em algumas depressões em que já existe correnteza”, explica o coronel Clemens.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as praias do extenso litoral de Maragogi têm características diferentes. Algumas são mais profundas, outras mais rasas, mas em todas é preciso tomar cuidados para evitar afogamentos.
As principais recomendações são ficar atento ao horário da maré, não demorar muito tempo na trilha pelo mar até a barreira de corais, porque a maré pode subir e ter cuidado com crianças sozinhas em boias.
Outras medidas recomendadas pelos bombeiros são evitar ficar no mar com a água na altura da cintura, consultar guarda-vidas ou pessoas que moram na região sobre o mar e não entrar na água depois de almoçar.
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.