Idosa revive drama de ter casa inundada em Maceió e é resgatada em cadeira por parentes


Casa de Maria Cícera dos Santos foi invadida pela água depois do transbordamento da Lagoa Mundaú. Ruas alagadas e casa invadida pela a água da chuva… Essa é uma cena que Maria Cícera dos Santos, de 85 anos, esperava não ter que viver novamente. Mas o transbordamento da Lagoa Mundaú atingiu a sua casa, que fica no bairro da Levada, e fez com que ela revivesse o drama vivido em 2022. Ilhada, ela precisou ser resgatada por parentes em sua cadeira de balanço.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
“Já é a segunda vez que essa situação acontece, ano passado ela perdeu todos os móveis. Por ela ter idade avançada e problema de visão, meu pai precisou carregar ela nos braços sozinho”, conta José Kleverton, filho do genro da idosa.
Com a casa tomada pela água, o jeito foi levar Maria Cícera para um lugar seguro. Até que a situação normalize, ela vai ficar na casa de familiares.
“A gente fica muito triste com essa situação, quase que ela perde tudo em um intervalo de um ano. Na última enchente, ela precisou comprar tudo novamente. Por segurança, ela vai ficar na casa de outros familiares até a situação voltar ao normal”, afirmou.
Idosa é resgatada pelo genro e seu filho em enchente em Maceió
ZaZo
O momento do resgate foi registrado pelo fotógrafo Zazo, que mora na região e que sempre fotografa o cotidiano dos moradores.
“Aquela foto foi feita no momento em que uma família estava retirando a idosa do local. A água da lagoa estava aumentando o seu nível e invadindo a Levada, então o pessoal estava amedrontado e decidiram levar a senhora para casa de outros familiares. Acabei registrando o exato momento”, disse.
A Levada, assim como outros bairros que ficam próximos à Lagoa Mundaú, foram mais castigados pela a enchente. Com o transbordamento da lagoa, as casas mais próximas foram afetadas e os moradores precisaram deixar os seus imóveis.
A situação é crítica em todo o estado. Segundo o último levantamento de Defesa Civil de Alagoas, 24 mil pessoas estão desalojadas e desabrigadas no estado. Um homem morreu em Joaquim Gomes levado pela enxurrada.
*sob supervisão de Vivi Leão.
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.