Temporal provocou inundação, deslizamento de barreira e desabamento de casa na cidade. Há 400 famílias desalojadas e seis desabrigadas. Atalaia tem 400 famílias desalojadas; Defesa Civil contabiliza estragos
Em 12 horas choveu em Atalaia mais da metade do que era esperado para todo o mês de julho. A informação é do meteorologista Vinícius Pinho, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). O município que fica na Região Metropolitana de Maceió ficou inundado nesta sexta-feira (7), houve deslizamento de barreira, desabamento de casa e muitas ruas alagadas.
A média de chuva prevista para o mês em Atalaia era de 230 mm, mas os medidores registraram 150 mm. O volume de água foi tão grande e em um período tão curto que a água da chuva não conseguiu escoar. Muita gente teve que deixar suas casas com a água na altura da cintura.
400 famílias ficaram desalojadas (precisaram deixar temporariamente suas casas) e 6 ficaram desabrigadas (perderam suas moradias). Não houve registro de feridos.
Para o secretário da Defesa Civil do Município, Alcemir Freitas, a falta de escoamento foi a principal causa para a inundação. “Foi uma chuva muito rápida e em pouco intervalo de tempo e a gente não teve o escoamento da forma devida que a gente necessitava”.
Uma casa desabou na Praça do Trevo
Defesa Civil
Muitos pontos foram completamente alagados. No Centro e no Buraco do Jacaré, a situação estava mais crítica. Os moradores ficaram ilhados e muitos só conseguiram transitar pelas ruas da cidade com a ajuda do resgate ou se arriscando a pé por dentro d’água (veja no vídeo abaixo).
Na Rua Leopoldino Oliveira uma casa foi tomada pela água e desabou. Por sorte, o imóvel estava desocupado. Na entrada da cidade, próximo à Praça do Trevo, muitos carros e motos não conseguiram trafegar.
LEIA TAMBÉM
‘Saí de casa com a água na cintura’, diz moradora de Atalaia desalojada pelas chuvas
Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros foram acionadas para resgatar as famílias, que foram levadas para abrigos na cidade. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a previsão é de que continue a chover forte até a noite de sábado (8).
Forte temporal provoca alagamentos em Atalaia
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Confira outras notícias da região no g1 AL
Atalaia, AL, teve em 12 horas mais da metade da chuva esperada para todo o mês de julho
Bookmark the permalink.