Bebê de 1 ano morre por suspeita de meningite em Maceió


Irmão da bebê, um menino de 3 anos, está internado com suspeita da doença. Após morte de criança por meningite, abrigo em Maceió recebe vacinação
Uma bebê de um ano morreu por suspeita de meningite em Maceió. O irmão dela, um menino de 3 anos, está internado no Hospital Hélvio Auto com suspeita da doença. Os exames das crianças foram enviados para Recife e não há data definida para conclusão.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Os irmãos estavam abrigados com familiares na Casa de Passagem São Vicente de Paulo, no Jaraguá. Os abrigados foram vacinados contra meningite e outras doenças nesta quinta-feira (22).
A gerência de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) registrou 21 casos de meningite em 2023. No ano passado, foram notificadas 33 ocorrências da doença.
A médica infectologista da gerência de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis, Mardjane Lemos, explicou sobre os sintomas da doença em crianças.
“É importante que a população esteja atenta sobre esses três sintomas: febre, vômito e dor de cabeça. No entanto, tem que lembrar também que criança pequena às vezes não apresenta tudo isso. Então, se a criança, menor de dois anos, apresentou febre, vomitou pelo menos uma vez e está muito sonolenta é importante que ela vá para avaliação. Não espere surgir todos os sinais. Levar para o médico avaliar se pode ou não ser uma suspeita de meningite, disse.
Vacinação contra meningite
No Sistema Único de Saúde, a população pode contar com cinco tipos de vacinas que contribuem para a prevenção da meningite bacteriana, sendo elas a BCG (previne a meningite tuberculosa), a Pentavalente (protege contra o Haemophilus influenzae tipo B), a Meningocócica C (previne contra meningite bacteriana tipo C), a Pneumocócica 10-valente (protege contra a meningite causada por dez sorotipos de Streptococcus pneumoniae) e a Meningocócica ACWY (previne contra meningite bacteriana dos tipos A, C, W e Y).
Bebê Ayla, de 1 ano e 6 meses, morreu por suspeita de meningite em Maceió
Reprodução/TV Gazeta
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.