Número de mortes também aumentou de janeiro a abril, se comparado ao mesmo período de 2022. Evento no domingo (30) oferece treinamento gratuito para resposta rápida nesse tipo de emergência. Treinamento vai ensinar como fazer reanimação cardiopulmonar
Reprodução / EPTV
O número de atendimentos a vítimas de parada cardiorrespiratória feitos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Maceió aumentou nos primeiros meses de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022. Também foi registrado um crescimento nas mortes desses pacientes.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Os dados são de um levantamento do Samu feito a pedido do g1. Em todo o ano de 2022, foram 45 atendimentos de parada cardiorrespiratória na capital alagoana e 33 mortes decorrentes desse tipo de emergência. A tendência de aumento se revela nos dados do primeiro quadrimestre.
2022 (janeiro a abril): 20 ocorrências e 14 mortes
2023 (janeiro a 23 de abril): 32 ocorrências e 23 mortes
Segundo o coordenador do Samu Alagoas, o médico Jhonat Silva, a pessoa que está em parada cardiorrespiratória precisa de primeiros socorros imediatamente. E esse atendimento começa com quem está ao lado do paciente, no momento da ligação para a emergência.
“Os quadros de parada cardiorrespiratória precisam de intervenção rápida e de boa qualidade. Nem sempre é possível transmitir essas informações por meio do 192, quando o solicitante está, muitas vezes, nervoso. Ter noção, executando na prática, mesmo que em um manequim, já dá mais segurança”, explicou o supervisor.
Casos de morte por parada cardiorrespiratória, infelizmente, não são incomuns. Em janeiro, o empresário Jota Queiroz Bezerra, de 53 anos, sofreu um infarto quando treinava em uma academia. Meses antes, um outro homem de 42 anos também infartou em uma academia e não resistiu.
Treinamento gratuito e exposição na orla da Ponta Verde
Para que mais pessoas tenham acesso ao conhecimento de primeiros socorros, o Samu vai realizar um treinamento gratuito em reanimação cardiopulmonar. A ação faz parte do evento “Conheça o Samu”, que será realizado no próximo domingo (30), na Rua Aberta da Ponta Verde, das 9h às 15h.
Além do treinamento, o evento também vai oferecer aferição gratuita de pressão arterial e glicose e exposição de viaturas da frota da instituição, como ambulâncias, motolâncias e o helicóptero do Serviço Aeromédico.
A ação pretende aproximar as pessoas do trabalho do Samu e conscientizar sobre a importância do serviço de atendimento pré-hospitalar.
“O Conheça o Samu é uma oportunidade para que as pessoas conheçam melhor o nosso trabalho e saibam como agir em situações de emergência. Além disso, queremos mostrar a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde”, disse o médico Jhonat Silva, coordenador do Samu.
Equipe do Samu participa de evento para aproximar o trabalho da instituição da população em Maceió, Alagoas
Ascom Samu
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL
Cresce nº de vítimas de parada cardiorrespiratória atendidas pelo Samu nos primeiros meses do ano em Maceió
Bookmark the permalink.