Nutricionista explica benefícios das comidas juninas e dá dicas de consumo para não engordar


Patrícia Marinho diz que o importante é balancear a ingestão de calorias e comer com moderação. Comidas típicas são encher os olhos, mas também podem pesar na barriga; nutricionista indica comer com moderação
Reprodução/TV Gazeta
Canjica, milho cozido ou assado, pé de moleque, pamonha… As comidas juninas ganham protagonismo nesse período, com opções variadas e de encher os olhos. Mas será que a fama de vilãs da balança tem fundamento? O g1 conversou com uma nutricionista que explica os benefícios das comidas de milho e dá dicas de consumo para quem não quer engordar.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A nutricionista Patrícia Marinho explica que o importante é escolher bem os pratos e ficar de olho nos índices calóricos. É possível comer bem, mas sem exagerar.
“A dica é apreciar as delícias sem excesso. Hoje tem muitas opções de preparo que tornam os pratos menos calóricos. É evitar comer em grandes quantidades, evitando sempre o excesso”, orienta a nutricionista.
Canjica, pamonha, bolo de milho… receitas que tem como base o milho cozido
Reprodução
Os benefícios do milho
“É importante evitar milhos em conserva, pois eles são ricos em sódio. O milho é considerado uma parte importante da nossa cultura, principalmente no Nordeste. De forma geral, é um cereal que está presente na alimentação dos brasileiros e é uma excelente fonte de carboidrato complexo, atuando no fornecimento de energia. É uma excelente fonte de fibra, que vai auxiliar no funcionamento intestinal.
Milho cozido x milho assado
“A gente gente sempre orienta que seja dado preferência para o milho cozido. As substâncias que são geradas quando o milho é assado não são benéficas para o nosso organismo. Mas, claro, se você consome de forma esporádica e moderadamente, não vai trazer tantos males”.
“A orientação é que o alimento seja feito em casa. Se for comer milho na rua, por exemplo, como os do pote, a indicação é pedir para não seja feita a adição de certos ingredientes na hora do preparo, como a manteiga e o sal”.
Buffet livre nas festas
A nutricionista orienta que se evite comer tudo o que está à disposição. Opte por apenas um tipo de alimento quando estiver em uma festa junina para reduzir o valor calórico consumido. Outra dica é não chegar de barriga vazia.
“Para quem vai para uma festa, é indicado fazer uma refeição antes de sair de casa para não ter tanta fome. É uma época em que tem várias comidas gostosas e que as pessoas querem aproveitar, mas é importante que as pessoas tenham um consumo consciente”.
Substituições inteligentes
“A gente sabe que as preparações desses pratos têm adição de outros ingredientes culinários, que incluem o açúcar, o leite de coco, a manteiga. Isso tudo acaba contribuindo para o aumento do valor energético dessas preparações”.
“No caso do açúcar, ele pode ser substituído pelo xilitol ou a stevia. O leite de coco também pode ser substituído pelo leite desnatado. A forma de preparo também é importante”.
Milhos assados e cozidos são uma boa pedida no São João
TV Globo/Reprodução
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
e
Confira outras notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.