Órgão recomenda que banho de mar seja evitado após chuvas. Ao analisar a mancha escura que apareceu no mar na Ponta Verde, em Maceió, na terça-feira (30), equipes do Instituto do Meio Ambiente (IMA) encontraram uma floração (crescimento excessivo) de algas no local. O órgão colheu amostras para analisar se há presença de esgoto ou óleo na água.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Os resultados das análises das amostras devem ser divulgados na próxima semana.
Segundo o IMA, foi constatada uma proliferação de algas no local, fenômeno conhecido como maré vermelha, que é comum quando ocorrem “revolvimento no fundo e ou grandes volumes de chuva, ventos e modificações de temperatura que carregam muitos nutrientes para o mar”.
A equipe de monitoramento e fiscalização do IMA também checar se houve infração ambiental. Um levantamento vai ser feito para saber as causas e possíveis responsáveis. Não foi informado prazo para conclusão do laudo.
O IMA também informou que uma mancha semelhante surgiu na Praia da Avenida e que, nesse caso, as equipes constataram se tratar apenas de floração de algas.
O IMA recomenda que o banho de mar seja evitado por um prazo mínimo 48 a 72 horas por causa das chuvas, principalmente em áreas próximas a foz de rios e galerias de águas pluviais. Isso porque a água da chuva costuma lavar as ruas das cidades e pode carregar diversos tipos de dejetos para o mar.
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL
IMA-AL encontra algas em mancha escura no mar da Ponta Verde, mas ainda investiga se há esgoto ou óleo
Bookmark the permalink.