Sol e calor, de repente, pancada de chuva: entenda as mudanças no tempo em Maceió


Meteorologista explica variações bruscas na capital. Inmet renovou o alerta de chuvas intensas em mais de 70 cidades do estado. Quem mora em Maceió deve ter ficado confuso nos últimos dias com as mudanças bruscas do tempo na capital, que tem intercalado momentos de sol com pancadas fortes de chuva. Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta de chuvas para 73 municípios de Alagoas (veja lista ao final do texto).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O g1 conversou com o meteorologista Henrique Mendonça, da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas, que explicou o motivo da variação repentina do tempo.
Segundo ele, apesar da última semana ter sido um período com dias de chuvas bastante significativas em alguns momentos, é normal esses intervalos com abertura de sol. E um dos motivos é o fenômeno chamado El Niño, que tem atuado no estado e faz diminuir os dias consecutivos de chuva.
“No entanto, essas instabilidade podem acontecer também devido ao aquecimento do [oceano] Atlântico. O aquecimento do Atlântico favorece essas formações de nebulosidades associada às chuvas em dados momento”. explicou Henrique.
LEIA TAMBÉM:
La Niña e El Niño: como o clima de Alagoas é afetado pela mudança entre os fenômenos
AL terá monitoramento em tempo real para evitar desastres no período chuvoso
Alagoas está no período conhecido como Quadra Chuvosa, que é o período entre a segunda semana de abril e a segunda semana de agosto. Nessa época do ano é comum as chuvas mais intensas. De acordo com a meteorologia, o maior volume de chuva é esperado para o mês de junho.
Em março, as defesas civis Municipal e Estadual começaram a mapear áreas de risco em Maceió como parte do planejamento para prevenção de desastres durante o período chuvoso. A capital tem mais de 570 áreas de risco, segundo levantamento da Defesa Civil de Alagoas.
Para este final de semana, a previsão da Semarh é de chuvas.
“Nesse final de semana, nós estamos com uma atuação de um ‘cavado’ na baixa atmosfera e isso favorece essas instabilidade próximas do continente. Há previsão de chuvas ainda no decorrer desse final de semana, mas são chuvas de intensidade baixa em alguns momentos e não vai causar nenhum tipo de transtorno não para a nossa região”, disse o meteorologista.
O cavado é uma área alongada de pressão atmosférica relativamente mais baixa. Pode ser a extensão de um ciclone. É o oposto de crista e é, geralmente, associado a mau tempo, assim como o próprio ciclone.
Inmet renova alerta de chuvas
O Inmet renovou, neste sábado (27), o alerta de acumulado de chuva, na cor amarela, para 73 cidades de Alagoas (veja lista abaixo). O aviso é válido até as 10h deste domingo (28). A chuva pode chegar entre 20 e 30 mm/h ou 50/dia. Como o solo está encharcado em algumas localidades, pode haver, ainda que baixo, riscos de alagamentos e deslizamentos.
Inmet renova alerta de chuvas em Alagoas
Reprodução Inmet
Cidades com alerta amarelo:
Anadia
Arapiraca
Atalaia
Barra de Santo Antônio
Barra de São Miguel
Belém
Belo Monte
Boca da Mata
Branquinha
Cajueiro
Campo Alegre
Campo Grande
Capela
Cardeal da Silva
Coité do Nóia
Coqueiro Seco
Coruripe
Craíbas
Feira Grande
Feliz Deserto
Flexeiras
General Maynard
Girau do Ponciano
Igaci
Igreja Nova
Jacuípe
Japaratinga
Jequiá da Praia
Joaquim Gomes
Jundiá
Junqueiro
Lagoa da Canoa
Limoeiro de Anadia
Maceió
Malhada dos Bois
Malhador
Maragogi
Marechal Deodoro
Maribondo
Mar Vermelho
Matriz de Camaragibe
Messias
Monte Alegre de Sergipe
Murici
Novo Lino
Olho d’Água Grande
Paripueira
Passo de Camaragibe
Penedo
Piaçabuçu
Pilar
Pindoba
Porto Calvo
Porto de Pedras
Porto Real do Colégio
Rio Largo
Rio Real
Roteiro
Salgado
Salvador
Santa Luzia do Norte
São Brás
São Luís do Quitunde
São Miguel do Aleixo
São Miguel dos Campos
São Miguel dos Milagres
São Sebastião
Satuba
Tanque d’Arca
Taquarana
Teotônio Vilela
Traipu
Viçosa
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.