IMA recomenda utilizar madeira de poda e permite apenas corte de árvores que não sejam nativas do estado. Comerciantes que vendem madeira para fogueira precisam ter autorização. IMA orienta sobre regras para acender fogueira
Antônio Carlos Bispo/ Arquivo pessoal
Acender fogueira é uma das principais tradições dos festejos juninos em Alagoas. Mas é preciso observar algumas regras ambientais para não cometer infração nem prejudicar o meio ambiente. A primeira delas é que não é permitido cortar árvores sem autorização apenas para queimar a madeira.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
“Essa autorização é emitida pelos órgãos ambientais competentes, seja do estado ou dos municípios. E mesmo assim, vai depender da análise de cada entidade autorizar ou não para esse objetivo”, explicou Epitácio Correa, gerente de Fauna e Flora do Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Alagoas.
O corte da madeira utilizada para a confecção das fogueiras deve ser de árvores exóticas, ou seja, espécies que não sejam nativas do estado, como é o caso da mangueira, jaqueira ou “brinco de viúva”.
“A gente não exige nenhum tipo de autorização para poda ou corte delas, mas a gente não recomenda que uma árvore seja colocada no chão apenas para fazer a fogueira”, reforçou o gerente.
Para evitar a derrubada de árvores, o IMA recomenda o reaproveitamento de podas de árvores.
Em algumas localidade, principalmente no interior do estado, é possível encontrar comerciantes que vendem a madeira para a queima, as chamadas “fogueiras prontas”.
“Nesses casos, de pessoas que trabalham com produtos de origem florestal, é necessário ter licenciamento ambiental, toda documentação que comprove a origem legal daquele produto florestal, precisa ter todas as informações exigidas pela legislação, tudo controlado e registrado”, disse Epitácio.
LEIA MAIS:
Programação do São João de Maceió é divulgada; veja as atrações
Caso sejam constatadas irregularidades sobre a venda de madeira existem penalidades previstas em lei, que podem ser multa e apreensão do material.
“Quem for flagrado desmatando ou podando de forma agressiva, sem autorização e com essa finalidade, há previsão legal de auto de infração, multa e pode responder a processo administrativo e criminal também”, finalizou o gerente.
Tradição exige cuidados
As regras para a realização do São João de Maceió foram definidas durante a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), na terça-feira (16), por representantes de vários órgãos públicos e entidades privadas, com o Ministério Público de Alagoas (MP-AL).
Entre as orientações repassadas, estão as do acendimento de fogueiras. São elas:
Não podem ultrapassar um metro de altura
Deve ser mantida uma distância mínima de 30 metros dos arraiais, da rede elétrica e de locais onde possam ocorrer incêndios
Continua proibido soltar balões
Para quem for acender a fogueira na porta de casa, o Corpo de Bombeiros orienta a observar a entrada do imóvel para que a fogueira fique distante. Também recomenda que seja mantida distância de veículos e não acender sob a fiação da rua.
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL
Entenda as regras para acender fogueira de São João em Alagoas
Bookmark the permalink.