Extração de sal-gema é causa do colapso da mina em Maceió que pode fazer abrir cratera do tamanho do Maracanã. Sal-gema é usado na indústria química e retirado de rochas subterrâneas. Ritmo de afundamento do solo voltou a subir em área de mina da Braskhem em Maceió
A extração de sal-gema é a causa do afundamento do solo em área de mina em Maceió. Diferentemente do sal marinho, normalmente utilizado na cozinha, o sal-gema é usado na indústria química e retirado de rochas subterrâneas a mais de mil metros de profundidade.
A extração de sal-gema em Maceió existe desde a década de 1970 e é usada para a produção de PVC (tipo de plástico). Há pelo menos dez anos, os órgãos de fiscalização vinham alertando sobre o risco de desabamento do solo. Ao todo, mais de 14 mil imóveis foram desocupados e 60 mil pessoas tiveram que abandonar suas casas nas áreas onde ficam as minas na capital alagoana.
INFOGRÁFICO: Entenda o risco de colapso das minas da Braskem em Maceió
Veja a cronologia das rachaduras em ruas e imóveis ao colapso das minas
O afundamento do solo, que pode abrir uma cratera do tamanho do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, acontece pela forma como o sal-gema é extraído: de poços subterrâneos.
Na mina na cidade, o sal-gema é retirado de uma profundidade de 1,2 mil metros – o que corresponde a um prédio de 39 andares.
Profundidade do sal-gema em Maceió
Arte: g1
O que é o sal-gema e para que serve?
O sal-gema é um minério extraído de rochas que ficam a mais de mil de metros de profundidade no solo. Ele se forma ao longo de milhares de anos, a medida em que alguns pontos do oceano evaporam gradativamente.
⛏️ No caso das minas em Alagoas, ele é retirado em um processo de dissolução. A empresa cava um poço na profundidade onde está o minério, cerca de 1,2 mil metros. Em seguida, injeta água, formando uma salmoura. Depois, essa solução é retirada para a superfície para a extração do sal.
O sal-gema é usado na indústria química para a fabricação itens variados como:
cloro
soda cáustica
ácido clorídrico
bicarbonato de sódio
indústrias de papel e celulose
vidro
sabão
detergente
pasta de dente
Sal de cozinha é retirado do mar
Freepik
Qual a diferença entre o sal-gema e o sal de cozinha?
O sal usado na cozinha é o marinho, ou seja, que é retirado do mar. Enquanto o sal-gema é retirado por uma perfuração subterrânea, o sal marinho está na superfície da terra e é extraído a partir da evaporação da água do mar.
👉 Ao contrário do gema, o marinho é encontrado em menores quantidades. Para efeito de comparação, na água do mar, é possível tirar 30 gramas de sal por litro na dissolução que faz a coleta do sal marinho. No sal-gema, a quantidade é dez vezes maior, de 300 gramas por litro.
Em geral, o sal-gema não é usado na cozinha. No entanto, o sal rosa do Himalaia, que já foi moda nas dietas, é um tipo de sal-gema.
O que é o sal-gema, causa do afundamento em área de mina em Maceió, e para que é usado? Ele é igual ao sal marinho?
Bookmark the permalink.