AL tem mais de 25 mil indígenas, segundo o Censo do IBGE


Número representa 0,81% da população do estado. Censo 2022 identificou mais de 25 mil indígenas no estado
Jonathan Lins
Alagoas tem uma população indígena estimada em 25.725 pessoas, o que representa 0,81% da população do estado. Os dados são da pesquisa Brasil Indígenas, que integra o Censo Demográfico de 2022, divulgados nesta segunda-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Segundo o levantamento, dos total de indígenas no estado, apenas 6.672 vivem em terras demarcadas. Outros 19.053 vivem fora de terras indígenas.
Embora Alagoas tenha menos de 1% de indígenas em relação à população total, o estado tem a 16ª maior população indígena entre os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Amazonas (490.854), Bahia (229.103), Mato Grosso do Sul (116.346) e Pernambuco (106.634) lideram esse ranking.
LEIA TAMBÉM:
Censo do IBGE: Brasil tem 1,7 milhão de indígenas
Mais da metade da população de Pariconha é indígena
O IBGE considera indígena a pessoa que se autoidentifica assim. Durante a pesquisa, foram usados dois critérios de identificação, ambos baseados na autodeclaração: o quesito “cor e raça” e o quesito “você se considera indígena?” – pergunta aplicada apenas nas localidades indígenas mapeadas pelo IBGE.
Cidades que concentram maior número de indígenas
Sítio arqueológico é descoberto em terra indígena em Pariconha
Rute Barbosa/Iphan
A cidade de Pariconha, no Sertão de Alagoas, é o município com a maior população indígena do estado, são 5.934 pessoas que se autoidentificam assim. O número representa 56,12% da população da cidade.
É em Pariconha que vivem os indígenas da etinia Jeripankó, que no ano passado descobriram um sítio arqueológico com registros rupestres.
Outro município que conserva história e que possui a segunda maior população de indígenas do estado é Palmeira dos Índios, no Agreste alagoano. São 4.375 indígenas Xukuru-Kariri vivendo no município e que mantêm viva a cultura dos povos originários.
Em Joaquim Gomes, os indígenas da etnia Wassu-Cocal representam os povos originários na região da Zona da Mata, com uma população de 2.190 indígenas. Já em Porto Real do Colégio, na região do Baixo São Franciso, são 2.518 indígenas Kariri-Xokó.
A capital tem a quinta maior população indígena entre os municípios alagoanos. São 2.006 pessoas vivendo em Maceió e que se audeclararam indígena, o que representa 0,21% da população da cidade.
Alunos indígenas assistindo aula em grandes ocas no interior de Alagoas
Jonathan Lins/G1
População indígena cresce com maior alcance do Censo
Em 2010, a população indígena de Alagoas era estimada em 16.291 pessoas. Segundo o IBGE, a ampliação para 25.725 pessoas, em 2022, deve-se ao aumento das áreas indígenas recenseadas e da utilização dos dois critérios para definição étnica: o quesito “cor e raça”, universal; e o quesito “você se considera indígena?”.
Para concluir o censo dos povos originárias em 2022, o IBGE contou com a ajuda de guias comunitários, intérpretes e institucionais.
De acordo com o IBGE, foram visitadas todas as aldeias e comunidades indígenas existentes em todo o território nacional, independentemente de já terem sido mapeadas previamente ou não.
No Censo de 2010, foram contados no país 896,9 mil indígenas, de 305 etnias ou povos e falantes de 274 línguas indígena.
População indígena por cidade
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Confira outras notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.