STJ concede habeas corpus a PM que matou italiano na Praia do Francês, em Alagoas


José Pereira da Costa está preso desde janeiro e agora aguarda a expedição do alvará de soltura. Ele terá que cumprir medidas cautelares que serão definidas pela Justiça local. José Pereira matou italiano no Francês
Arquivo pessoal
O ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu nesta segunda-feira (24), em decisão monocrática, habeas corpus em favor de José Pereira da Costa, policial militar da reserva que matou o italiano Fabio Campagnola em janeiro deste ano, na Praia do Francês, em Marechal Deodoro, Alagoas.
“Considero que as razões apresentadas pelas instâncias ordinárias se revelam insuficientes para justificar a prisão preventiva, sendo suficiente, no caso, a aplicação de medidas cautelares alternativas”, diz um trecho da decisão.
José Costa está preso preventivamente desde o dia 5 de janeiro no Presídio Militar, em Maceió. A Justiça havia concedido que ele deixasse a unidade prisional apenas para fazer um tratamento médico. Agora, ele aguarda a expedição do alvará de soltura.
Conforme definiu o ministro, José Costa terá que cumprir medidas cautelares, que serão definidas pela Justiça local. “Considero, portanto, suficiente e justificável a substituição da prisão preventiva por medidas cautelares alternativas, a serem fixadas pelo magistrado, inclusive monitoramento eletrônico, caso disponível na Comarca”.
LEIA TAMBÉM:
Fábio Campagnola: quem era o italiano assassinado na Praia do Francês
O ministro acatou argumentos da defesa de José Costa, que justificou que a unidade prisional onde o PM está não pode fornecer ao PM os cuidados médicos necessários para a doença que ele tem.
“O paciente é primário, sem quaisquer antecedentes criminais, com residência fixa e que, conforme já apontado, se apresentou espontaneamente para cumprimento do mandado de prisão, demonstrando intenção, a princípio, de colaborar com o desenvolvimento do processo”, justifica o ministro.
O ministro considerou que a prisão preventiva foi decretada sem que fosse explicitada a dinâmica do crime, nem as circunstâncias que justificassem o risco que a liberdade do réu oferece para a ordem pública.
“Afirmações abstratas sobre a gravidade genérica do delito não são bastantes para justificar a custódia preventiva, caso não haja o apontamento de algum elemento concreto que a fundamente”, afirmou.
Crime foi flagrado por câmera de segurança
Fabio Campagnola foi morto no dia 3 de janeiro deste ano em um restaurante no Francês, em Marechal Deodoro. Câmeras de segurança registraram toda a ação criminosa (assista abaixo). O primeiro disparo feito pelo PM atingiu a perna da vítima. Em seguida, o PM fez um novo disparo à queima roupa e fugiu do local em um carro prata.
Segundo a investigação, a companheira do policial militar, Karla Cavalcanti, queria instalar um carrinho de churros na porta da sorveteria do italiano, não aceitou a resposta negativa e chamou o marido para intervir.
A companheira de José Costa, Karla chegou a ser presa no dia do crime, suspeita de ter incentivado o PM a matar o italiano. Karla teve a prisão convertida em preventiva, mas foi solta em fevereiro. A Justiça rejeitou a denúncia do Ministério Público contra ela e, por isso, ela não virou ré.
Ao se apresentar à polícia, José Costa alegou “legítima defesa”. A família de Fabio contesta a versão dada pelo PM e diz que ele “atirou para matar”. O advogado do italiano disse que o crime foi uma execução a sangue-frio.
Fabio Campagnola era proprietário de uma sorveteria na Praia do Francês e também era sócio de uma lanchonete na Ponta Verde, em Maceió. Ele era pai de uma criança de 9 anos, fruto do relacionamento com uma alagoana, e de Dario Campagnola, fruto de um casamento anterior.
Uma semana após o crime, família e amigos de Fabio fizeram um ato cobrando justiça. Eles também fizeram homenagens na sorveteria do italiano, deixando flores, tecido preto e mensagem escrita no local.
Italiano Fabio Campagnola foi morto a tiros na Praia do Francês, em Marechal Deodoro, AL
Reprodução/Facebook
VÍDEO mostra assassinato de italiano no Francês
Imagens mostram assassinato de italiano no Francês
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
aeja mais notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.