Aprenda a preparar ‘vaca atolada’, prato típico da culinária caipira


Gazeta Rural convidou uma culinarista para ensinar essa receita mineira que faz sucesso em Alagoas. Aprenda a preparar Vaca Atolada
Nesses dias chuvosos, nada melhor que o calor de uma boa gastronomia para aquecer. Por isso o Gazeta Rural convidou uma culinarista para ensinar a receita de “vaca atolada”, um prato mineiro típico da culinária caipira.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A culinarista Carmelita Quintella explica que o nome do prato que faz sucesso em Alagoas veio dos perrengues pelos quais passavam os homens que trabalhavam conduzindo bois, vacas e cavalos no século passado.
“Veio da região dos tropeiros, onde eles tinham que transportar o gado de uma região para outra. E nessa parada, quando um gado estava atolado em lama, eles precisavam de tempo e nisso alguém preparava a refeição deles”, explica Carmelita.
O preparo é simples, assim como os ingredientes para a receita, que eram os que os tropeiros tinham disponíveis naquela época.
Ingredientes
salsa a gosto (ou coentro, se preferir)
sal a gosto
pimenta de cheiro a gosto
1 colher de chá de açafrão
1 cebola media cortada em rodelas
1 kg de macaxeira
1,5 kg de costela bovina (ou carne de sua preferência)
Modo de preparo
Vaca Atolada
Reprodução/TV Gazeta
Em uma panela grande, coloque o pedaço de carne inteiro, misture a cebola, o açafrão, a pimenta e o sal. “Deixe marinando na geladeira por cerca de 12 horas, pra ficar mais saborosa e apurar os temperos”, orienta a culinarista.
Depois desse período, é o momento de levar a panela ao fogo. Adicione água já fervendo até cobrir toda a carne para que ela cozinhe durante uma hora a uma hora e meia. Se for na panela de pressão, cozinhar por 40 minutos.
Carmelita dá uma dica para melhor deixar o prato ainda mais saboroso. “Quando o caldo engrossar, adicionar a macaxeira para que ela cozinhe junto com a carne e absorva o sabor”.
Quando a macaxeira e a carne estiverem no ponto, acrescente a salsa ou coentro. Agora é só servir com arroz branco e farofa.
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Confira mais notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.