Prefeitura adota medidas que garantem mais segurança no trânsito


Ações têm conscientizado pedestres e condutores sobre direitos e deveres, além de estar reforçando a sinalização das vias Um conjunto de medidas adotadas pelo Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT) tem garantido maior segurança aos pedestres e condutores de Maceió. Além de difundir pela cidade várias ações educativas para conscientizar a população sobre os direitos e deveres no trânsito, o órgão tem reforçado a sinalização horizontal e vertical nas vias.
Em trechos das avenidas Senador Rui Palmeira, no Vergel do Lago e Empresário Nelson Oliveira Menezes, no Graciliano Ramos, por exemplo, foi iniciada recentemente a implantação de placas com luminárias em LED nas faixas de travessia. Os dispositivos asseguram maior visibilidade durante a noite.
Este tipo de sinalização, conforme o DMTT, evita atropelamentos e reflete nas faixas pintadas sobre o asfalto, facilitando a visão dos pedestres. A placa pode ser vista ao longe pelo motorista, dando mais segurança nas manobras a serem feitas por ele no tráfego.
O diretor-presidente do Departamento de Trânsito, André Costa, reforçou que o objetivo é dar mais fluidez e ofertar maior segurança viária. A sinalização diferenciada, segundo ele, completa a iluminação em pontos da cidade em que há grande demanda.
“Nestes trechos, há necessidade de mais atenção dos motoristas e motociclistas devido à presença constante de pedestres no período noturno. Já vemos bons resultados e o intuito é levar, posteriormente, para mais pontos da cidade”, explicou.
O vigilante Vandeck Ferreira lembra o quanto era difícil atravessar a via antes da implantação das placas com luminárias. “Agora, ficou mais seguro passar para o outro lado. O trânsito ficou muito melhor, sobretudo para os pedestres. Antes era difícil, mas, hoje, devido à sinalização, ficou bem melhor e os motoristas param para os pedestres”, contou.
Dentro do cronograma da campanha Maio Amarelo, que reforça em todo o país a importância de se adotar medidas para reduzir os acidentes de trânsito, o DMTT tem desenvolvido atividades ao longo do mês para conscientizar sobre a segurança nas vias para os pedestres e condutores.
Trabalha Maceió
As ações incluem curso para taxistas, educação no trânsito voltada aos ciclistas, usuários do transporte público, motociclistas e condutores de automóveis. Este ano, a campanha completa 10 anos e aborda o tema ‘Juntos Salvamos Vidas’, visando à criação de um ambiente que dê condições para se discutir melhorias do convívio no trânsito, de modo a torná-lo mais seguro para todos.
As equipes do Departamento também estão orientando a população no dia a dia que utiliza o transporte urbano acerca da Lei da Parada Segura, o uso do passeio público e o comportamento em ambientes como terminais de ônibus, ruas e avenidas, além da travessia adequada de vias, por exemplo.
Os condutores também receberam instruções sobre segurança no trânsito em frente e no entorno de unidades de ensino, inclusive sobre o uso correto do equipamento de proteção adequado para a idade de cada criança.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é claro ao dispor que os motoristas devem reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança do trânsito nas proximidades de escolas ou onde haja intensa movimentação de pedestres, conforme preconiza o artigo 220. Não respeitar o artigo acarreta em infração gravíssima. Por isso, é importante que a velocidade seja reduzida na área onde há instituições de ensino.
O DMTT destaca a importância de fazer o embarque e desembarque das crianças de maneira correta, e explica que o estacionamento em fila dupla não é permitido. Isso porque além de criar prejuízos à mobilidade no trânsito, também coloca em perigo a vida das crianças e dos outros usuários da via, desta forma, o embarque e desembarque sempre devem ser realizados pelo lado da calçada.
O órgão frisa que o transporte escolar é regulamentado e, por isso, deve ser priorizado, assegurando mais segurança no deslocamento dos alunos no trajeto de casa até a escola. Só reforça que é imprescindível observar a conduta do motorista no trânsito e a documentação do veículo e autorização do Departamento.
Trabalha Maceió
Divulgação

Bookmark the permalink.