Uma história de resiliência, crescimento e compromisso com a educação de qualidade, moldando o futuro da juventude de Alagoas Menos de 40% das empresas no Brasil conseguem sobreviver após cinco anos, de acordo com dados de 2021 do IBGE. Planejar bem os investimentos e estudar o mercado são algumas das estratégias a serem consideradas antes de abrir uma empresa.
Assim começou a vida do Colégio Contato Maceió. Ele nasceu em uma sala de hotel em outubro de 1993 e sobreviveu nos quatro primeiros anos em um local com quatro salas de aula e um pátio a céu aberto, com vista para a praia de Jatiúca.
Colégio Contato, 30 anos de grandes histórias
Divulgação
Conceber um novo projeto educacional é sempre uma tarefa desafiadora. Inaugurar uma instituição de ensino em um galpão sem muros com vista para uma praia de mar azul é, no mínimo, surpreendente. Nós fomos em frente, acreditando que, por meio da ousadia, poderíamos transformar aquele espaço em um ambiente de trabalho edificante e inspirador para o ensino-aprendizagem.
As adversidades logo surgiram. O esforço para manter as obrigações em dia era constante. As despesas com o aluguel do terreno, a folha de pagamento e o pagamento dos impostos muitas vezes não se equilibravam com as receitas. No entanto, em vez de nos entregarmos às dificuldades, abraçamos a ideia de aprender: aprender a tornar o ensino divertido, aprender a conviver, aprender a ser capazes de transformar a trajetória dos estudantes em experiências estimulantes.
Para Manoel Messias, um dos diretores da escola, a sintonia entre os sócios foi fundamental para a manutenção da escola ao longo dos anos. “Nos reunimos semanalmente e, nesses encontros, adotamos a ideia de que nada deve ser imposto; tudo é discutido até chegarmos a um consenso”, revela Messias.
Com a experiência, a metodologia foi aprimorada, o trabalho se desenvolveu e alcançou diversos resultados, e a escola cresceu rapidamente. Em 1997, inauguramos o Pré Ponta Verde; já em 1998, começamos a primeira sede própria do colégio na Jatiúca, cuja ampliação concluímos em 2004. Foi em 2000 que estreamos o Pré-vestibular no bairro do Farol, no Shopping Cidade, e em 2007, começamos a funcionar na nova unidade do Pré-vestibular no mesmo bairro. O ano de 2008 ficou marcado pela maior taxa de aprovação no curso de Medicina de Alagoas em todos os tempos: 84% dos alunos aprovados na Uncisal vieram das salas de aula do Contato. E foi em 2010 que consolidamos os trabalhos de construção da unidade destinada ao Ensino Fundamental.
Nos últimos treze anos, temos empregado esforços significativos na sistematização do Ensino Fundamental. Estruturamos o processo de aprendizagem em três eixos principais: a) Linguagens (português, inglês e espanhol – escrito, falado e interpretado); b) Educação Matemática; e c) Convivência Coletiva.
Colégio Contato, 30 anos de grandes histórias
Divulgação
Além disso, elaboramos projetos e realizamos expedições pedagógicas que respaldam, na prática, as competências gerais, os objetos do conhecimento e as habilidades requeridas pela BNCC. Aprender a conviver é um dos pilares ativos recomendados pela UNESCO (sigla da ONU – Organização das Nações Unidas – para a educação, ciência e cultura), e este princípio orienta o entendimento e as decisões necessárias para um convívio harmônico no espaço escolar.
Por fim, destacamos o valor inalienável da sinergia com os pais/responsáveis ao longo destes 30 anos. O Contato aposta nessa aliança e reafirma o compromisso com uma educação atenta aos desafios dos novos tempos, convidando-os a participar da elaboração de propostas de ensino-aprendizagem que estimulem a formação de pessoas bem preparadas e engajadas na construção de um mundo mais pacífico e igualitário.
Colégio Contato Maceió: 30 anos de educação transformadora e inspiradora
Bookmark the permalink.