Maceió terá luau gratuito durante ‘superlua azul’ nesta quarta-feira; veja atrações


Evento começa às 18h. Fenômeno só vai acontecer novamente daqui a 9 anos. Superlua azul poderá ser admirada durante luau em Maceió nesta quarta-feira
José Mesquita/Arquivo Pessoal
Uma superlua azul poderá ser vista em grande parte do Brasil na noite desta quarta-feira (30). Em Maceió, o fenômeno poderá ser admirado em um luau na praia da Ponta Verde com atrações musicais, das 18h às 22h30 (veja atrações mais abaixo).
📲 Clique aqui para se inscrever e receber no seu WhatsApp as notícias do g1
De acordo com o Observatório Nacional, o horário exato em que a Lua vai atingir seu brilho máximo será às 22h35 (horário de Brasília). Como a previsão é de maré baixa em Maceió, durante o luau também vai ser possível ter uma visão privilegiada do “caminho de Moisés”.
O Luau Massayó é promovido pela prefeitura. O evento vai acontecer em frente à porta instagramável da orla. O público poderá aproveitar as apresentações artísticas na areia da praia. As atrações são:
Banda Afarra
DJ Momx
Também haverá cadeiras anfíbias para quem tem dificuldade de locomoção e quiser se aventurar no mar.
Para observar o fenômeno, não é preciso nenhum equipamento especial: só olhar para o céu quando a Lua surgir no horizonte. Dependendo da localização e das condições climáticas, poderá ser mais ou menos fácil localizar o astro e perceber a diferença em sua aparência.
LEIA TAMBÉM
Como tirar foto da ‘superlua azul’ com o celular
Apesar da referência à cor, a Lua não ficará azul. Esse termo é usado quando a Lua fica cheia pela segunda vez no mês. De acordo com a Nasa, a próxima superlua azul acontece só daqui a 9 anos, em 2032.
O termo superlua não é uma definição astronômica oficial, mas é usado para se referir ao perigeu, período em astro quando está mais próximo da Terra e, portanto, parece maior e mais brilhante.
O perigeu ocorre quando a distância entre nosso satélite natural e a Terra é menor do que 360.000 km. Quando isso ocorre, a Lua fica 14% maior e 30% mais brilhante do que no apogeu (microlua), quando está mais distante.
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.