Desembargador Orlando Rocha Filho decretou ilegal a paralisação horas após o seu início, na quinta-feira, e estipulou multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento. Sinteal vai recorrer. Professores e servidores da rede estadual fizeram caminhada após assembleia nesta terça
Sinteal
Professores da rede estadual de Alagoas decidiram manter a greve, mesmo com determinação da Justiça para o retorno imediado dos profissionais às salas de aula, sob pena de multa diária de R$ 5 mil. A informação foi confirmada ao g1 nesta terça-feira (29) pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinteal).
📲 Clique aqui para se inscrever e receber no seu WhatsApp as notícias do g1
A decisão da manutenção da greve aconteceu após assembleia. O Sinteal informou que o seu setor jurídico está atuando para recorrer da decisão do desembargador.
Após a reunião, os professores fizeram caminhada pelas ruas do centro de Maceió até o Palácio República dos Palmares. A categoria está em greve desde a última quinta (24) e cobra um reajuste salarial de 14,95%, percentual acima do que foi proposto pelo Estado, de 5,79%.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Professores fazem caminhada pelo centro da cidade
Sinteal
Na quarta (23), a Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) aprovou o Projeto de Lei enviado pelo Poder Executivo para reajustar o salário dos servidores públicos em 5,79%, dividido em duas parcelas: 3% a partir de 1º de setembro de 2023 e 2,79% a partir de 1º de janeiro de 2024. O PL ainda precisa ser sancionado pelo governador Paulo Dantas (MDB).
Horas após a paralisação na quinta, a Justiça de Alagoas, através de decisão do desembargador Orlando Rocha, considerou a greve ilegal por não ter sido comunicada no tempo exigido por lei. A ação foi ajuizada pelo Estado de Alagoas, que pediu o reconhecimento da ilegalidade e abusividade da greve.
Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que, apesar do anúncio de paralisação feito pelo Sinteal, as aulas na rede estadual de ensino estão mantidas.
Professores fizeram caminhada até o Palácio República dos Palmares
Sinteal
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Confira outras notícias da região no g1 AL
Professores decidem manter greve em AL mesmo com determinação da Justiça para voltar ao trabalho
Bookmark the permalink.