Tremor de terra em Arapiraca: Defesa Civil faz inspeção na área do epicentro


Abalo de magnitude 2.1 foi registrado na última sexta-feira (25). Investigação para identificar causa do tremor será acompanhada pelo Serviço Geológico do Brasil. Defesa Civil de Arapiraca, Alagoas, faz inspeção em epicentro de tremor de terra
Defesa Civil de Maceió
A Defesa Civil de Arapiraca realizou nesta terça-feira (29), em conjunto com a Defesa Civil Estadual e a Defesa Civil de Maceió, uma inspeção no local do epicentro do tremor de terra registrado na cidade, na última sexta (25).
📲 Clique aqui para se inscrever e receber no seu WhatsApp as notícias do g1
A ação faz parte da investigação que busca identificar o que causou o abalo sísmico. O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) vai acompanhar a apuração.
Durante a visita técnica, foi feita uma análise visual e identificação de consequências que possam ter sido causadas pelo tremor, como fissuras e rachaduras em residências.
De acordo com Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), o tremor teve magnitude preliminar de 2.1. O epicentro aconteceu entre a rodovia AL-115 e o residencial Brisa do Lago. Segundo a Defesa Civil de Arapiraca, não foram registrados danos em imóveis na região.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Os dados que existem até o momento são do Centro Sismológico da Universidade de São Paulo (USP) e do Laboratório de Sismologia Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis). Equipamentos fornecidos pela Defesa Civil de Maceió vão coletar mais informações que ajudarão a detectar a causa do abalo sísmico.
Nas próximas visitas, os técnicos farão a demarcação dos pontos geodésicos no epicentro do tremor com o Sistema Global de Navegação por Satélite (Global Navigation Satellite System – GNSS), que vai possibilitar a coleta de dados mais precisos.
Neste monitoramento, é estabelecido um ponto fixo (base), interligando pontos que são rastreados pela antena GNSS. A partir dos dados coletados, será possível identificar se houve deslocamento de solo.
“Com o monitoramento de equipamentos de alta tecnologia, conseguiremos identificar se haverá desdobramentos”, afirmou o geólogo do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (CIMADEC), Eduardo Bontempo.
Defesa Civil de Arapiraca, Alagoas, faz inspeção em epicentro de tremor de terra
Defesa Civil de Maceió
Defesa Civil de Arapiraca, Alagoas, faz inspeção em epicentro de tremor de terra
Defesa Civil de Maceió
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.