Paixão pelas quadrilhas juninas é passada de geração a geração em Alagoas


Quadrilheiras levam seus filhos desde pequenos, que mais tarde se tornam dançarinos da mesma quadrilha que as mães. Grupos se preparam o ano inteiro para as festas do São João. Com a proximidade do mês de junho, os ensaios de quadrilhas para o São João se intensificam
Os ensaios para as apresentações das quadrilhas juninas estão a todo vapor em Alagoas. Neste domingo (21), a quadrilha Amanhecer do Sertão, de Maceió, realizou mais um ensaio para definir os últimos detalhes para o início das apresentações. No elenco, o encontro de gerações que garante a continuidade da tradição.
Uma das integrantes é Sabrina, que integra a quadrilha há 10 anos. Esse ano, ela vai se apresentar ao lado da filha pela primeira vez.
“Está sendo uma experiência maravilhosa”, disse a professora. “Esse ano vai ser ainda mais especial pela participação e de ter ao meu lado a minha filha”.
Sabrina e a filha Júlia Melo vão danças juntas pela primeira vez na Quadrilha Amanhecer do Sertão, de Maceió
Reprodução/TV Gazeta
A adolescente Júlia Melo acompanha a mãe desde pequena e sempre participou de quadrilhas juninas. Ela entende a importância de manter a tradição nordestina.
“Eu sou apaixonada desde pequena por quadrilhas. Minha mãe sempre fez roupas para mim. Fui praticamente criada dentro da quadrilha. Está sendo uma experiência ótima [participar como dançarina], eu estou amando”, afirmou Júlia, orgulhosa.
O ritmo contagiante, o colorido das roupas e a dança marcada contagiaram também a pequena Mayla, de apenas 4 anos. Ela acompanha a mãe, Michaelly Vieira, em todos os ensaios e já tenta reproduzir, do jeitinho dela, a coreografia. Michaelly fará o papel da noiva após dez anos longe da personagem.
“Quando eu dancei como noiva da primeira vez, eu estava grávida da minha primeira filha, que já tem 13 anos. E agora eu estou com minha maravilhosa, de apenas 4 anos, que acompanha a quadrilha sempre. Em casa, as duas ficam ensaiando o dia inteiro”, disse Michaelly.
Os ensaios da quadrilha junina Amanhecer no Sertão, que tem mais de 70 integrantes, começaram há um ano. O tema desse ano é “Lampejo” e terá como identidade virtual o mundo dos games. As apresentações estão programadas para cidades de Alagoas e também fora do estado.
Mayla, de apenas 4 anos, já acompanha a mãe, Michaelly Vieira, nos ensaios da Quadrilha Amanhecer do Sertão, em Maceió
Reprodução/TV Gazeta
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.