Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave associada à influenza A aumentou em adultos. Cresce o nº de crianças internadas por vírus respiratórios em AL
Os casos de internações de crianças com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por causa do vírus sincicial respiratório (VSR), que pode causar pneumonia e broquiolite, aumentou em Alagoas nas últimas seis semanas, segundo boletim InfoGripe divulgado pela Fiocruz nesta sexta-feira (19).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Alagoas também registrou crescimento de casos de adultos a partir de 50 anos com SRAG associada à influenza A.
“Nas crianças, o aumento está associado ao vírus sincicial respiratório, fundamentalmente, enquanto o aumento no restante da população é devido majoritariamente à Covid-19. No entanto, observam-se tendências distintas entre os vírus associados aos casos em adultos. Enquanto os casos associados à Covid-19 sugerem desaceleração, para os vírus influenza A e B, há indício de aumento recente em diversos desses estados”, afirma o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe.
A análise tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 8 de maio, sendo referente à Semana Epidemiológica (SE) 18, de 30 de abril a 6 de maio.
Com os números crescentes, Gomes destaca a importância das campanhas de vacinação. “O cenário de manutenção da presença de casos de SRAG associados à Covid-19, bem como o aumento recente naqueles associados ao vírus influenza A, reforça a importância da adesão campanhas de vacinação contra a Covid-19 e contra a gripe”, destaca o pesquisador.
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL
Cresce o nº de internações de crianças pelo vírus que pode causar bronquiolite e pneumonia em AL
Bookmark the permalink.