Familiar desaparecido? Saiba o que fazer e quando acionar a polícia em Alagoas


Não é preciso esperar 24h para registrar denúncia de desaparecimento. Nova lei considera crime deixar de comunicar desaparecimento de crianças e adolescentes. Denúncias de desaparecimento podem ser feitas diretamente na delegacia
Thiago Sampaio/Agência Alagoas
As autoridades recomendam que os casos de pessoas desaparecidas devem ser informados o mais rápido possível através de um Boletim de Ocorrência registrado por familiares ou responsáveis da vítima. Isso pode impactar positivamente na investigação do caso. A Polícia Civil reforça que não é necessário esperar 24h do desaparecimento para informar às autoridades, como muita gente pensa.
No caso de crianças e adolescentes, uma lei sancionada em Janeiro de 2024, pelo presidente Lula, torna crime e pune a omissão, considerada dolosa, dos pais ou representante legal das crianças e adolescentes que, em caso de desaparecimento, não comunicarem o fato.
Em Alagoas, além da Polícia Civil, os casos de desaparecimento também são encaminhados para o Programa de Localização e Identificação de Pessoas Desaparecidas (PLID), do Ministério Público (MPE/AL), que mantém uma rede formada por órgãos da segurança estadual, federal e interação na área da saúde com hospitais, conselhos tutelares e assistentes sociais de várias instituições.
Segundo a última atualização do PLID, havia mais de 2.600 registros de pessoas desaparecidas até fevereiro de 2024. Desses, 505 foram finalizados e os demais estavam sendo investigados.
O PLID pode ser acionado pelos números (82) 99182-0121 ou 2122-5220.
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