Sol ou chuva no carnaval? Confira a previsão do tempo em AL para os dias de folia; veja dicas de proteção solar


Previsão é que chuva apreça, mas sol deve predominar durante os quatro dias de festejo. Meteorologista traz a previsão do tempo para os dias de carnaval em AL
Quem está se programando para passar o carnaval em Alagoas vai enfrentar períodos de sol e de chuva leve. A dica é separar o protetor solar e a garrafa com água, porque as temperaturas vão continuar altas.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O meteorologista Henrique Mendonça explica que a chuva tende a aparecer nas primeiras horas do dia, mas não deve atrapalhar a programação dos foliões.
“Poderemos ter um pouco de chuva intercalando com momentos de tempo seco, principalmente no Litoral. Isso não vai impedir nenhum tipo de festejo durante o carnaval. É bom ficar atento para essas chuvas porque pode ter algum tipo de transtorno, mas nada muito significativo”, explica.
Já no Sertão, devido às temperaturas elevadas e à umidade bastante elevada na região, pancadas de chuva podem ser registradas.
LEIA TAMBÉM:
Confira as dicas de segurança para aproveitar o carnaval
Veja a programação do carnaval em Maceió e no interior
Carnaval 2024: veja o que abre e o que fecha em Maceió
Apesar da previsão de chuva, os cuidados como hidratação e proteção solar devem continuar (veja as dicas mais abaixo). Isso porque os termômetros devem marcar temperaturas altas em todo o estado.
“Vai ficar dentro da média para essa época do ano. No Sertão, deve marcar próximo dos 38ºC, 39ºC. Já no Litoral, essas temperaturas poderão ficar como já estão, dentro dos 31ºC”, explica o meteorologista.
Clique aqui para se inscrever e receber no seu WhatsApp as notícias do g1 📲
Água, filtro solar e roupas leves não podem ficar de fora da folia
Quem for encarar o sol das ruas é importante usar o protetor solar e se hidratar
Joalline Nascimento/g1
Ficar muito tempo sob o sol e com altas temperaturas pode levar a quadros como insolação e desidratação, comuns nessa época do ano.
Para evitar esses problemas é importante utilizar chapéu ou boné e, nos momentos mais quentes do dia, tentar permanecer na sombra. Além disso, a dica é apostar emroupas leves, de preferência de fibras naturais, e não esquecer da hidratação.
“Para quem vai curtir a folia é importante a hidratação com líquidos, mas também usar um hidratante na pele e, por cima desse hidratante, um protetor solar”, orienta o dermatologista Marcelo Picone.
Para evitar quadro de queimadura na pele, Picone recomenda uso de protetor solar que tenha, no mínimo, FPS 30, além de reposição do produto a cada 2 ou 3 horas e após banho ou sudorese intensa.
“A gente recomenda fazer uma carreirinha de protetor em três dedos da mão e usar essa quantidade no rosto. Pode aplicar até duas camadas de protetor solar sem cor. O protetor solar com cor faz um bloqueio maior, até mesmo da luz visível”.
O dermatologista orienta ainda a utilizar apenas produtos adequados para a pele. No caso de crianças, usar apenas produtos voltados para os pequenos.
“Existem maquiagens, tintas, adereços, cristais, pedras específicos para usar na pele. Se não, a pessoa pode ter uma reação alérgica, uma dermatite, uma conjuntivite”, alerta.
Manual de sobrevivência para o carnaval: cuidados para evitar ressaca, desidratação e dengue
Manual de sobrevivência para o carnaval
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.