Como a Ressonância Magnética transforma o diagnóstico médico A Ressonância Magnética (RM) é um tipo de exame não invasivo, conhecido por sua alta precisão e qualidade, proporcionando imagens detalhadas dos tecidos internos do corpo sem o uso de radiação, sendo uma ferramenta poderosa na medicina diagnóstica.
Durante o procedimento, “a área que será estuda pelo equipamento de ressonância magnética é submetida a um campo magnético que funciona como um imã atraindo as moléculas de hidrogênio do corpo, ficando alinhadas a este campo magnético gerado pelo aparelho”, como explica a Dra. Waléria Nolasco, médica radiologista da Diagnose. A imagem gerada é uma exibição dos sinais de radiofrequência que foram emitidos, captados no processo e interpretados pelo computador. Por conta do forte campo magnético, deve-se retirar objetos metálicos como joias, piercing, grampo de cabelos, assim como deve-se informar ao profissional de saúde sobre a presença de dispositivos médicos implantados, como marca-passos.
Para realização do exame o paciente deve utilizar as vestimentas oferecidas pela clínica, ser posicionado na máquina e permanecer imóvel para garantir a qualidade das imagens. Em alguns casos, se faz necessária a utilização de uma substância chamada gadolínio, mais conhecido como contraste, para realçar a imagem e lesões de determinadas áreas do corpo. Durante o exame, os pacientes recebem protetores auriculares para minimizar o desconforto causado pelos ruídos das máquinas.
Restrições e dificuldades
Antes de realizar uma ressonância magnética, o paciente deve estar atento a algumas particularidades, como por exemplo o tempo de duração do exame, que pode variar de 20 minutos até uma hora. “Em alguns casos, o tempo de realização do procedimento pode ser maior, a exemplo de quando são realizados 02 ou mais exames juntos, como um ‘abdome total’ ou vários segmentos da coluna vertebral, por exemplo”, ressalta Dra. Waléria Nolasco.
Sobre possíveis reações alérgicas ao contraste é importante informar, no questionário específico e ao médico, sobre alergias pré-existentes. Além disso, a presença de dispositivos médicos implantados podem limitar a capacidade de realização do exame, por este motivo, também é importante preencher com atenção o questionário específico para essa finalidade.
Além disso, pacientes com claustrofobia podem sentir maior desconforto devido ao ambiente fechado da máquina. Por isso, alguns centros oferecem óculos de realidade virtual e música para ajudar a distrair o paciente.
Portanto, antes da realização do exame, é importante consultar o médico e discutir sobre as preocupações, para que o profissional possa orientar sobre a melhor maneira de realizar o procedimento.
Diagnose
Referência em diagnóstico por imagem, a Diagnose oferecer os serviços de Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, PET-CT, Mamografia Digital, Core Biopsy, Ultrassonografia, Ecocardiograma, Eletrocardiograma, Densitometria Óssea, Holter, e outros.
Acesse nosso site
Siga-nos no Instagram
Dr. Francisco Chagas – CRM/AL: 809
Diagnose: sua saúde em foco
Diagnose: sua saúde em foco
O que você precisa saber sobre a Ressonância Magnética
Bookmark the permalink.