Iguaria é feita de vísceras e sangue de bode. Receita varia de acordo entre os estados da região. Saiba como preparar sarapatel, receita tradicional da culinária nordestina
Prato típico da culinária nordestina, o sarapatel é feito originalmente com vísceras e sangue do bode, além de várias especiarias regionais com tempero que varia entre os estados da região. Ele pode ser servido com farinha ou farofa, como petisco ou até mesmo prato principal.
As vísceras podem ser compradas já cortadas e prontas para o preparo, junto com o sangue de bode. Acompanhe uma das variações da receita:
Ingredientes:
1 kg de sarapatel
200 ml de molho de tomate
4 dentes de alho
50 ml de banha de porco
1 colher de sobremesa de cominho
2 colheres de sobremesa de páprica defumada
1 colher de sopa de colorau
Sal a gosto
2 tomates picados
1 pimentão picado
Coentro a gosto
2 cebolas raladas
6 folhas de hortelã picadas
5 pimentas de cheiro raladas
Pimenta caseira pronta
2 colheres de sopa de vinagre de maçã
700 ml de água
Uma orientação importante é lavar e limpar bem as vísceras. Isso pode ser feito com uma mistura de água, vinagre e limão onde o sarapatel deve ficar mergulhado por, pelo menos, uma hora.
Em uma panela coloque a banha de porco para fritar o alho e a cebola. Em seguida, coloque a pimenta de cheiro e os temperos. Em seguida o tomate, o pimentão, o molho de tomate, a páprica, o colorau e as folhas de hortelã picadas. Sempre mexendo. Por último, o sarapatel é incorporado aos poucos. Nesse momento, coloca o sal a gosto e acrescenta a água. Por fim o coentro.
O sarapatel deve ferver em média por 40 min podendo chegar a 1 hora, dependendo do fogo. Em seguida, é só servir.
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL
Veja como fazer o sarapatel, prato típico do Nordeste
Bookmark the permalink.