Ela alega que não foi a primeira vez que terreiro foi alvo de ataque. Foi feito Boletim de Ocorrência e OAB acompanha o caso. Cascas de banana são jogadas em terreiro em Maceió
Uma mãe de santo procurou a Polícia Civil para registrar um Boletim de Ocorrência pelo crime de racismo religioso praticado em Maceió. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por meio da Comissão de Promoção da Igualdade Racial e da Comissão Especial de Direito e Liberdade Religiosa, informou nesta sexta-feira (12) que está acompanhando o caso.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Segundo relato, o terreiro de candomblé, que fica no Barro Duro, foi alvo de ataque na última segunda-feira (8). Ela gravou um vídeo mostrando cascas de banana que, segundo a mãe de santo, foram jogadas em sinal de racismo (veja imagens acima).
“Inclusive nós colocamos portões e grades por causa disso, mas não impediu que acontecesse. Hoje foi muito simbólico porque jogaram cascas de banana, deixando muito clara a intenção racista desse ato”, relatou a denunciante.
No Boletim de Ocorrência ela diz que não é a primeira vez que o terreiro é atacado. Ela disse que já jogaram material eletrônico, restos de comida, fezes de animais e o terreiro já foi até invadido, tendo vasos de planta quebrados.
Saiba como denunciar crime de intolerância religiosa em Maceió
De acordo com a presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial, Ana Clara Alves, a Delegacia de Vulneráveis Tia Marcelina, que vai investigar o caso, foi oficiada pela Ordem. “Fizemos o acolhimento da vítima, que já tinha feito o boletim de ocorrência, e solicitamos providências no andamento da investigação, principalmente no que diz respeito às câmeras de segurança no entorno do terreiro, com o intuito de identificar os autores”, disse ela.
“É muito triste porque um terreiro é lugar de acolhimento, de manutenção da nossa fé. Um lugar de cuidado dos nossos e dos próximos. E por ignorância das pessoas, continuam sendo alvo de ódio”, lamentou a mãe de santo.
Cascas de banana são jogadas em terreiro de Maceió
Reprodução
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL