Mãe de santo denuncia racismo religioso após cascas de banana serem jogadas em terreiro em Maceió


Ela alega que não foi a primeira vez que terreiro foi alvo de ataque. Foi feito Boletim de Ocorrência e OAB acompanha o caso. Cascas de banana são jogadas em terreiro em Maceió
Uma mãe de santo procurou a Polícia Civil para registrar um Boletim de Ocorrência pelo crime de racismo religioso praticado em Maceió. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por meio da Comissão de Promoção da Igualdade Racial e da Comissão Especial de Direito e Liberdade Religiosa, informou nesta sexta-feira (12) que está acompanhando o caso.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Segundo relato, o terreiro de candomblé, que fica no Barro Duro, foi alvo de ataque na última segunda-feira (8). Ela gravou um vídeo mostrando cascas de banana que, segundo a mãe de santo, foram jogadas em sinal de racismo (veja imagens acima).
“Inclusive nós colocamos portões e grades por causa disso, mas não impediu que acontecesse. Hoje foi muito simbólico porque jogaram cascas de banana, deixando muito clara a intenção racista desse ato”, relatou a denunciante.
No Boletim de Ocorrência ela diz que não é a primeira vez que o terreiro é atacado. Ela disse que já jogaram material eletrônico, restos de comida, fezes de animais e o terreiro já foi até invadido, tendo vasos de planta quebrados.
Saiba como denunciar crime de intolerância religiosa em Maceió
De acordo com a presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial, Ana Clara Alves, a Delegacia de Vulneráveis Tia Marcelina, que vai investigar o caso, foi oficiada pela Ordem. “Fizemos o acolhimento da vítima, que já tinha feito o boletim de ocorrência, e solicitamos providências no andamento da investigação, principalmente no que diz respeito às câmeras de segurança no entorno do terreiro, com o intuito de identificar os autores”, disse ela.
“É muito triste porque um terreiro é lugar de acolhimento, de manutenção da nossa fé. Um lugar de cuidado dos nossos e dos próximos. E por ignorância das pessoas, continuam sendo alvo de ódio”, lamentou a mãe de santo.
Cascas de banana são jogadas em terreiro de Maceió
Reprodução

Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.