Maceió recebe segunda plenária do Fórum do Plano Plurianual do governo federal


Evento acontece no Centro de Convenções e conta com a presença de ministros, do governador de Alagoas e lideranças políticas. População pode participar sugerindo melhorias através das plataformas eletrônicas. Centro de Convenções ficou lotado na segunda plenária do PPA
Anna Pontes/TV Gazeta
Maceió sedia nesta sexta-feira (12) a segunda plenária do Fórum do Plano Plurianual (PPA). O evento acontece no Centro de Convenções, em Jaraguá. A abertura aconteceu na Bahia, com a presença do presidente Lula. Na agenda estão previstas 27 plenárias estaduais entre os meses de maio e julho.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A plenária em Maceió acontece em duas etapas. Pela manhã, a federal, com a participação da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, o ministro dos Transportes, Renan Filho, o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, juntamente com o governador Paulo Dantas (MDB) e outras lideranças políticas. A tarde acontece a plenária estadual.
LEIA MAIS:
Lula assina Lei Paulo Gustavo em evento em Salvador
O PPA Participativo 2024-2027 apontará as prioridades do governo para os próximos quatro anos. As plenárias são participativas.
“Nós não teremos condições de colocar esse cobertor curto do orçamento se não houver planejamento, abrigando, protegendo todos que precisam se nós não planejarmos. Se não planejarmos é dinheiro que vai para o ralo, é dinheiro do desperdício, é dinheiro que vai para políticas públicas que não são consideradas essenciais”, disse a ministra Simone Tebet.
Ministra Simone Tebet em entrevista coletiva antes da plenária do PPA em Maceió
Anna Pontes/TV Gazeta
Clique aqui para acessar a plataforma Brasil Participativo
Os cidadãos podem participar de forma direta através de uma plataforma digital. Qualquer pessoa com cadastro no Gov.Br poderá fazer e eleger propostas para o PPA entre 11 de maio e 10 de julho de 2023.
“As pessoas têm todas as possibilidades de participar, presencial ou online. Quando a gente faz a várias mãos [o PPA], a possibilidade de errar é menor do que fazendo sozinho”, disse o ministro Márcio Macedo.
Uma plataforma local também foi colocada à disposição dos alagoanos para que eles possam sugerir melhorias em áreas como saúde, educação, infraestrutura, segurança pública, emprego, ciência e inovação.
“Nos queremos entender qual a prioridade para a sociedade civil, qual a prioridade para a população em geral”, disse o governador Paulo Dantas.
Para contribuir, é preciso acessar o endereço eletrônico ppa.al.gov.br, clicar na aba PARTICIPE e escrever o problema e/ou sugestão no espaço em branco. A plataforma ficará aberta até o final de junho.
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.