Moradoras preparam café da manhã natalino para garis que recolhem o lixo na rua onde moram, em Maceió


Há quatro anos elas preparam a comida e deixam a mesa posta na calçada. Garis são conhecidos das moradoras e fazem parte da mesma equipe que faz a rota de coleta na região. Moradoras do Trapiche fazem café da manhã natalino para garis
Arquivo pessoal
Bolo, queijo, presunto, pão, suco, ovos, café e, claro, um bom cuscuz, item quase obrigatório no café da manhã do nordestino. Esse é o cardápio preparado há quatro anos por moradoras do bairro do Trapiche, em Maceió, e servido aos garis que fazem a coleta de lixo regular na rua onde moram. Na manhã deste sábado (23), a mesa estava posta mais uma vez e todos se confraternizaram.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A iniciativa é da dona Claudinete de Lima Silva, de 67 anos. Ela mora no bairro desde que nasceu, na mesma rua, na mesma casa. “Aqui eu nasci, casei, criei meus filhos, criei meus netos e estou com meu bisneto”, relembra.
Clique aqui para se inscrever e receber no seu WhatsApp as notícias do g1 📲
Ela conta com a ajuda da filha Agna Roberta, que é técnica de enfermagem e da vizinha, a professora Maria Cícera Nunes. Juntas, elas preparam as comidas e fazem questão de ressaltar o espírito natalino, compartilhando o que tem com outras pessoas.
A aposentada disse ao g1 que já mantém uma relação de amizade com os garis, que são sempre os mesmos. Eles passam fazendo a coleta do lixo no bairro três vezes por semana.
Café da manhã é bem variado e servido na calçada
Arquivo pessoal
“A equipe sempre mudava, mas essa aqui é a mesma equipe há alguns anos, então eles já nos conhecem. Hoje mesmo, durante o café da manhã, só tinha um [gari] diferente, o resto era os mesmos dos últimos três anos. Eles ficam felizes, sabe? Como eles ficam felizes”, disse Claudinete.
Ela se diverte quando diz que desconfia que eles fazem questão de ficar na mesma rota por causa do café da manhã. “Acho que eles pedem para ficar nessa equipe”, disse sorrindo.
“Eles já ficam no aguardo. Quando chega na época eu digo vai ser tal dia, eles já sabem, já vêm certinho que tem que encostar o caminhão e tomar o café da manhã natalinho deles”, relatou a aposentada.
Tudo é preparado de maneira bem simples. Uma mesa na calçada forrada com uma toalha, algumas cadeiras. Só não pode demorar muito porque o dia é de trabalho para eles. As moradoras fazem questão de dizer que tudo é preparado com carinho, sem nenhuma outra intenção a não ser promover o momento de confraternização e fazer com que os garis se sintam acolhidos. “Eles prestam um serviço importante pra gente”.
Antes de retomar a atividade, eles ainda recebem uma lembrancinha das moradoras. “A gente fica muito feliz, é muito bom saber que a gente faz tão pouco, é tudo tão simples. Mas isso se torna tão importante para eles”, comemorou Claudinete.
Equipe de garis já é conhecida das moradoras
Arquivo pessoal
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.