Serviço Geológico do Brasil volta a Maceió para avaliar agravamento do afundamento do solo


Em 2019, órgão apontou que a principal causa do afundamento do solo foi a atividade de mineração da Braskem. Nesta quarta (29), Defesa Civil alertou para ‘risco iminente de colapso’ em mina no Mutange. Foto de 2018 mostra equipes do CPRM e da Defesa Civil trabalhando juntas em Maceió
Semds/Ascom
Técnicos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) vão voltar a Maceió para avaliar o agravamento do afundamento do solo no bairro do Mutange, em Maceió. A informação foi divulgada pelo governador Paulo Dantas (MDB) em suas redes sociais, nesta quarta-feira (29), após a Defesa Civil alertar para risco iminente de colapso em uma das minas da Braskem no bairro.
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) foi o órgão responsável pelos estudos que apontaram, em maio de 2019, que a principal causa para o surgimento das rachaduras no Pinheiro, Bebedouro, Mutange, Parto e Farol foi a mineração da Braskem para extração de sal-gema, um tipo de cloreto de sódio utilizado na fabricação de soda cáustica e PVC.
A previsão é de que as equipes cheguem à capital ainda nesta noite, segundo o governo do estado.
“Conversei com o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, sobre o agravamento do desastre causado pela Braskem em cinco bairros de Maceió. Solicitei o acompanhamento da Defesa Civil Nacional e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) sobre o possível desabamento do teto da mina 18”, disse o governador.
LEIA TAMBÉM
Entenda o que são as minas da Braskem e a relação com os novos tremores
Afundamento do solo em Maceió pode durar até 10 anos
Paulo Dantas disse ainda que, devido ao risco de um possível desabamento do teto da mina 18 provocar a formação de grandes crateras, convocou uma reunião do Gabinete de Crise do Governo de Alagoas para discutir ações que devem ser colocadas em prática.
Mapa mostra a localização dos 35 poços de sal-gemas que estão sendo fechados pela Braskem em Maceió
Divulgação/Braskem
VÍDEO: Moradores de bairros afetados pela mineração relatam novos tremores
Dois novos tremores de terra são registrados no Pinheiro, em Maceió
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL

Bookmark the permalink.